PUBLIEDITORIAL

Prepara Gastronomia vai auxiliar negócios na adaptação aos novos hábitos de consumo

Evento será realizado em todo o Estado

14/09/2023 às 07:00.
Atualizado em 19/09/2023 às 11:49

()

()

Conteúdo de responsabilidade do SEBRAE

Os mineiros têm apreço pelos espaços de alimentação fora do lar, como bares, restaurantes, pizzarias, hamburguerias, cafeterias, lanchonetes e outros. Ainda assim, a tradição vem se adaptando aos novos hábitos, incluindo a possibilidade de consumo em casa, por meio das facilidades digitais e do delivery. Este formato, inclusive, mostrou-se fundamental para a sobrevivência dos pequenos negócios durante a pandemia, gerou uma mudança na forma de atuação do mercado e impulsionou a adesão dos consumidores.

O apoio no processo de migração para o delivery e na organização da presença digital das empresas, inclusive, nas redes sociais e em mecanismos de buscas, faziam parte do escopo inicial do Prepara Gastronomia, criado em 2020 como uma ação emergencial para auxiliar os estabelecimentos de alimentação durante a pandemia. Conforme explica o analista do Sebrae Minas Renato Lana, “o programa atuou também para ensinar a montar um bom prato, contar uma boa história, interagir com o cliente, trabalhar a marca e o negócio, bem como na adaptação às políticas dos aplicativos de entrega”.  

Como parte de uma evolução natural, a iniciativa ganhou outro contorno em 2021, fazendo frente aos pontos críticos de sucesso do setor em longo prazo. “No futuro, acredito que serão os setores da economia criativa os que vão pautar o mercado. Por isso, temos feito um movimento para preparar esse ecossistema, formado por pequenas empresas, para atender a demanda futura de contribuição com a economia mineira”, informa a analista do Sebrae Minas Simone Lopes.

O primeiro passo foi mapear fatores que podem ser melhorados e os indicadores a serem monitorados. A partir daí, segundo Simone, foi possível pensar em soluções que atendessem a grupos distintos em todo o estado. Os conteúdos começaram a ser pensados para avaliar a aderência da proposta de valor do negócio à jornada de consumo dos clientes, desenvolver estratégias de vendas e até mesmo remodelar o empreendimento. Cursos, capacitações em marketing, consultorias customizadas, seminários e eventos gastronômicos foram criados para atender as demandas e promover melhorias nos empreendimentos ou criação de novos produtos.

A partir do estudo, o programa identificou diferentes frentes de atuação em territórios e nichos de mercado, como o Elas na Gastronomia e o Identidade Gastronômica, assim como a atuação com festivais de gastronomia e cultura. 

Elas na gastronomia
Apesar de a participação das mulheres na gastronomia ser historicamente grande, grande parte das cozinhas renomadas ainda tem homens como chefs. Atentos a isso e também à percepção de que a maior parte dos clientes na área de gastronomia eram mulheres, o Sebrae Minas desenvolveu estratégias específicas para incentivar o público feminino. Assim surgiu o Elas na Gastronomia, dentro do programa Prepara Gastronomia

A iniciativa está presente em sete cidades do Vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Além de promover encontros, o Elas na Gastronomia disponibiliza conteúdos técnicos e socioemocionais para potencializar as práticas empresariais e as atitudes empreendedoras. 

Saiba Mais
Conheça o Prepara Gastronomia e acompanhe mais ações.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por