Esta sexta-feira (30) é o último dia para o pagamento da primeira parcela do 13º salário. O valor é referente a 50% do valor recebido mensalmente e deve beneficiar cerca de 80 milhões empregados.
Segundo o Ministério do Trabalho, as empresas terão até o dia 20 de dezembro para depositarem a segunda metade do 13º para os funcionários.
Para receber o valor integral, o trabalhador precisa ter sido contratado até 17 de janeiro. Quem foi contratado ao longo do ano, terá direito a um doze avos do salário de cada mês.
No caso daqueles empregados que recebem salário variável, o cálculo é baseado na soma dos pagamentos referentes ao período trabalhado até o último mês.
A expectativa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) é de que R$ 131 bilhões sejam injetados na economia do país, com o pagamento do 13º salário.
Pode receber o benefício quem atua no serviço público e iniciativa privada, inclusive trabalhadores da zona rural e domésticos. Também têm direito ao pagamento os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), sendo que estes já terem recebido a primeira parcela em agosto.
Confira outras informações do Cenofisco sobre o benefício.