Procon fiscalizará alta de estacionamento em shopping em BH

Tatiana Moraes - Hoje em Dia
22/02/2013 às 07:20.
Atualizado em 21/11/2021 às 01:14
 (Andre Brant)

(Andre Brant)

A alta de 25% no preço dos estacionamentos dos shoppings BH, Diamond e Pátio Savassi - todos administrados pela Multiplan, no início deste mês, levou o Procon Municipal a programar ações de fiscalização a partir da próxima segunda-feira.

Fiscais da prefeitura de Belo Horizonte vão percorrer todos os centros comerciais da cidade. “A princípio, o aumento é abusivo. Vamos aos shoppings para apurar”, diz a coordenadora do Procon Municipal, Maria Laura Santos.

Nos malls da Multiplan, o preço da primeira hora saltou de R$ 5,60 para R$ 7. A título de comparação, em 2012, o Índice Nacional de Preços Consumidor (IPCA) foi de 5,84%, mais de quatro vezes inferior à alta aplicada pelos centros de compras. Em dezembro, o shopping Del Rey também elevou de R$ 5,60 para R$ 6,60 o preço do estacionamento, escalada de 17,8%. “É um absurdo os centros comerciais aumentarem o preço do estacionamento nessa proporção”, afirma o gerente do Procon da Assembleia, Gilberto Dias Souza.

De acordo com ele, os consumidores já arcam com o valor do estacionamento ao adquirir produtos nos centros comerciais. “Todas as despesas dos shoppings estão incluídas no preço dos produtos. Ao aumentar o preço do estacionamento, o consumidor paga duas ou mais vezes para parar o carro”, comenta. Ainda de acordo com o gerente do Procon da Assembleia, alguns shoppings elevam o preço do estacionamento para evitar que pessoas utilizem apenas o serviço, sem comprar nos estabelecimento. Dessa forma, no entanto, ele ressalta que o mall pune o consumidor. “Se o shopping quer tratar o consumidor de forma diferenciada, ele deve oferecer um benefício ao cliente, não puni-lo”, afirma.

Maurício Abrão, que passeava com a mãe, Adélia Abrão, no Pátio Savassi, na tarde de quinta-feira (21), concorda com Gilberto Souza. “Viemos tomar um sorvete que, no fim, saiu muito caro”, diz Maurício. O estacionamento, aliás, custou o mesmo preço da sobremesa, R$ 7. “Minha mãe mora na Getúlio Vargas. Se nós viéssemos de táxi, o preço seria quase o mesmo”, afirma.

O presente que a administradora Debora Meneghin Salvador foi trocar no shopping também acabou ficando caro. “Acho um absurdo o shopping aumentar o valor do estacionamento. É preço de estacionamento de rua. A diferença é que aqui (no Pátio Savassi) eu vou adquirir algum produto, vou gastar”, afirma.

A administradora de empresas Emanuelle Fonseca dos Santos Reis frequenta shoppings constantemente. “Trabalho na Savassi e sempre almoço no Pátio. Aos finais de semana, costumo ir aos centros comerciais para fazer compras e passear”, afirma.

Emanuelle percebeu que o preço do estacionamento havia aumentado na terça-feira. “Quando fui pagar, tomei um susto. Gastei no shopping e ainda tive que pagar para estacionar”, afirmou.

De acordo com nota enviada pela assessoria de imprensa dos shoppings da Multiplan, o reajuste nos preços foi reflexo de custos operacionais, melhorias em equipamentos e novas tecnologias. “Os shoppings mantêm a promoção na qual o cliente tem o benefício de quatro horas de estacionamento pelo valor da hora inicial”, diz o texto.
 

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