
Quase 60 mil mulheres buscaram os serviços financeiros do programa Caixa Pra Elas, da Caixa Econômica Federal, no primeiro mês de funcionamento da iniciativa implantada pela nova gestão do banco. O balanço foi anunciado nesta segunda-feira (12) pela presidente da Caixa, Daniella Marques.
A gestora, que assumiu a instituição em julho após afastamento de Pedro Guimarães, acusado de assédio moral e sexual a funcionárias, avalia que há um espaço enorme para elevar a participação das mulheres no portfólio do banco.
Elas são mais da metade dos clientes e respondem por cerca de 5% das contratações de produtos financeiros da estatal. "Hoje existe uma negligência do setor financeiro em relação à comunicação e ao estímulo às mulheres", afirmou a presidente da Caixa, banco que tem 72,9 milhões de mulheres entre seus clientes, o que equivale a 52,2% da base de pessoas físicas.
"O que a gente quer é ser um banco parceiro preferencial das mulheres em suas dúvidas, em seu planejamento financeiro, para abrir o seu negócio, consumir produtos, crescer financeiramente e ser independente. A estratégia é permanente", afirma Daniella.
Programa
O programa Caixa pra Elas criou 1.003 espaços em agências do banco para atendimento especializado a mulheres, com foco na prevenção à violência doméstica, empreendedorismo e contratação de produtos financeiros pelo público feminino. O banco público espera levar o serviço a todas as suas agências até o fim deste ano.
Segundo balanço apresentado pela Caixa, o atendimento especializado às mulheres, em agosto, resultou em um aumento de 65% nas contratações de cartão de crédito Pessoa Física por mulheres em relação a julho. O número de contratações de crédito Caixa Tem para microempreendedor individual (MEI) cresceu seis vezes, e houve 70% mais contratações de crédito Pessoa Jurídica por empresas com participação societária feminina.
Leia Mais: