Savassi será integrada ao Circuito Cultural da Praça da Liberdade

Alberto Sena - Hoje em Dia
20/09/2013 às 08:05.
Atualizado em 20/11/2021 às 12:35

A ligação do centro comercial da Savassi ao Circuito Cultural da Praça da Liberdade, por meio da avenida Cristóvão Colombo, levará cerca de um milhão de novos clientes aos lojistas locais em 2014. A previsão é do coordenador do Conselho CDL Savassi, Alessandro Runcini, que teve a ideia da iniciativa, com vistas a estimular o comércio local, ainda ressentindo dos prejuízos acumulados durante as obras de revitalização da praça, por parte da prefeitura de Belo Horizonte.

A proposta, discutida no início desta semana, em reunião da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), teria dois objetivos, como disse Runcini: dar mais visibilidade ao Circuito Cultural da Praça da Liberdade e incrementar o comércio da Savassi. “Vamos proporcionar um prazer especial a quem andar da Savassi à Praça da Liberdade pela avenida Cristóvão Colombo, que ganhará esculturas de grande porte e totens”, disse ele.

Sinergia

A ideia é criar sinergia e estreitar o elo entre a Savassi e o Circuito Cultural, tendo por base o tripé comércio, cultura e gastronomia.
A Savassi concentra o maior número de restaurantes da capital, que sofreram queda na clientela com a ida dos funcionários públicos para a Cidade Administrativa.
A proposta conta com o apoio dos comerciantes e moradores da Savassi. Já foi apresentada a Gustavo Caran, diretor operacional do Circuito Cultural Praça da Liberdade e está sendo analisada por ele. O projeto é visto como uma via de duas mãos. Os totens a serem instalados na Savassi terão informações sobre o Circuito Cultural, e os da Praça da Liberdade terão um banco de dados de todos os comerciantes da área e suas especialidades, com o intuito de facilitar e estimular compras.
A Belotur também entrará nesse circuito com um ponto turístico na Savassi e outro na Praça da Liberdade, integrando as duas áreas.

Alento

Runcini não tem dúvida de que a proposta é benéfica para as partes. Na opinião dele, dará novo alento aos comerciantes, que terão mais de um milhão de potenciais clientes, e consumará a vocação da Praça da Liberdade, complexo que conta com nove equipamentos culturais.
Segundo Caran, desde a inauguração, em 2010, o circuito recebeu mais de 1,6 milhão de visitações. Embora ainda esteja em análise, a expectativa para 2014 é a de que mais de um milhão de pessoas visitem o complexo unificado.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por