Logotipo Rádio HED

Redação: (31) 3253-2226

Comercial: (31) 3191-5929

Redação: (31) 3253-2226 - Comercial: (31) 3191-5929

Sem medidor homologado, Aneel adia a Tarifa Branca

Tatiana Moraes - Hoje em Dia
Publicado em 24/01/2014 às 07:14.Atualizado em 20/11/2021 às 15:33.

A possibilidade de o consumidor optar pelo sistema de tarifas de energia diferenciadas por horário de consumo, conhecido como Tarifa Branca, com início previsto para março deste ano, será adiada. O motivo é a falta de medidores para serem homolagados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro),

Até o dia 10 de janeiro, nenhum fabricante havia apresentado ao instituto protótipos dos equipamentos a serem instalados nas residências dos consumidores que escolherem esta modalidade de cobrança.

Conforme apurou o Hoje em Dia, o anúncio oficial do adiamento deverá ser feito na próxima reunião de diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), na terça-feira, 28 de janeiro. Segundo a Aneel, apesar da mudança no prazo, a Tarifa Branca deve entrar em vigor ainda em 2014.

O Inmetro é responsável por avaliar se o produto está de acordo com os padrões especificados em documento chamado de Regulamento Técnico Metrológico (RTM), divulgado em 15 de agosto passado. Se tudo estiver em conformidade, é concedida a certificação digital do medidor, que poderá ser comercializado.

Proteste comemora

A Associação de Consumidores Proteste, que havia pedido em outubro passado o adiamento à agência reguladora, comemorou a decisão da Aneel.

De acordo com a coordenadora institucional da Proteste, Maria Inês Dolci, o consumidor que aderir à Tarifa Branca sem fazer as contas pode pagar até 300% mais.

Segundo estimativa da Aneel, no entanto, quem conseguir utilizar a energia fora do horário de pico pode economizar entre 5% e 10%.

Neste tipo de modalidade de cobrança são consideradas três tarifas diferentes, dependendo do horário em que a eletricidade é usada. Os valores exatos ainda não foram definidos.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por