
As vendas de fim de ano no setor supermercadista mineiro devem crescer 6,8% na comparação com o ano passado. Além disso, as empresas estimam a abertura de 8,2 mil vagas temporárias. Os dados estão em uma realizada pela Associação Mineira de Supermercados (Amis) com 110 empresários em todas as regiões do Estado. O levantamento foi divulgado nesta terça-feira (21), durante a abertura da Superminas Food Show 2025, no Expominas, em Belo Horizonte.
Segundo o presidente da Amis, Alexandre Poni, o otimismo se deve à baixa taxa de desemprego e à melhora na renda da população. Os itens mais procurados devem seguir o padrão das festividades, mas com destaque para a venda de cervejas sem álcool (9,3%), seguidas por frutas in natura (8,6%), cervejas tradicionais e vinhos (7,9%) e panetones (6,7%). O estudo mostra ainda que os consumidores estão mais dispostos a investir em produtos premium e em itens prontos ou pré-preparados, que oferecem praticidade no preparo das ceias.
O presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), João Galassi, observou que o comportamento do consumidor vem mudando de forma significativa. “O consumo de bebidas alcoólicas entre os jovens está caindo, e cresce a busca por alimentos saudáveis. Hoje vemos um crescimento muito grande de produtos sem glúten, diet e light, que estão se igualando em preço aos tradicionais”, disse.
Mais de 20% dos temporários devem ser efetivados
Além das tendências de consumo, o setor também se prepara para reforçar o quadro de funcionários. Segundo a pesquisa da Amis, 21,5% das 8,2 mil vagas temporárias devem ser efetivadas após o período de festas.
Atualmente, os supermercados mineiros somam 47,6 mil lojas ativas e empregam mais de 500 mil pessoas. O faturamento do setor em 2024 foi de R$ 124,7 bilhões, o equivalente a 11% do PIB estadual. “O supermercado é um celeiro do primeiro emprego e também uma oportunidade para quem tem mais experiência. As redes estão contratando pessoas acima de 50 anos e até aposentados”, destacou Poni.
A Superminas 2025 segue até quinta-feira (23), reunindo mais de 600 expositores e 70 palestras no Expominas, com previsão de movimentar R$ 3 bilhões em negócios nos três dias de evento.
*Estagiária, sob supervisão de Renato Fonseca
Leia mais: