Unilever supera Casas Bahia e vira maior anunciante do Brasil

Folhapress
25/05/2014 às 18:02.
Atualizado em 18/11/2021 às 02:44
 (Montagem/Reprodução/Site Unilever)

(Montagem/Reprodução/Site Unilever)

Com um investimento de R$ 1,546 bilhão, a Unilever desbancou a Casas Bahia como maior anunciante do país em 2013. O varejista liderou o ranking por 11 anos, mas, no ano passado, em meio à saída da família Klein, reduziu seus investimentos em 14%, para R$ 1,145 bilhão.

Já a Unilever vem ampliando sua exposição nos últimos cinco anos e, em 2013, registrou alta de 35% sobre o ano anterior, alcançando R$ 1,546 bilhão.

O levantamento contabiliza gastos dos 300 maiores anunciantes no país e é feito pelo Grupo Meio & Mensagem, com base em dados do Ibope Mídia e do Projeto Inter-Meios.

O terceiro lugar é ocupado por uma novata, a farmacêutica mexicana Genomma Lab, que no ano anterior ocupava a 24ª posição. A empresa não tem fábrica no país e faturou R$ 450 milhões no ano passado no Brasil, vendendo medicamentos importados sem prescrição, como Asepxia, Cicatricure e Goicoechea.

De acordo com o ranking -que parte do preço de tabela dos anúncios de cada veículo e depois aplica os descontos médios praticados-, o laboratório investiu R$ 989 milhões. O Genomma anuncia praticamente só na TV Record que, segundo a reportagem apurou, oferece descontos de 80% a 85% para anunciantes exclusivos. Com o desconto aplicado ao preço de tabela e considerando a quantidade de anúncios veiculados, os investimentos seriam da ordem de R$ 450 milhões.

Outro novato no mercado publicitário é o frigorífico Friboi, que praticamente não anunciava e conquistou a 32ª posição, com R$ 165,2 milhões em campanhas com Tony Ramos e Roberto Carlos, por exemplo. "É uma marca que veio neste ano para o mercado, com um planejamento de mídia bem abrangente", diz José Carlos de Salles Neto, presidente do Grupo Meio & Mensagem.

INTERNET

Entre as empresas que mais ampliaram investimentos em mídia em 2013 estão aquelas do mundo digital, como Bom Negócio e OLX.

A primeira aumentou o orçamento em 362%, para R$ 101,4 milhões -apenas R$ 3 milhões a menos do que a montadora Nissan-, o que coloca a empresa como a 52ª maior anunciante do país. O site OLX ampliou os investimentos em 159%, para R$ 145,3 milhões, ficando em 37º lugar, um abaixo da Natura. A Decolar.com também cresceu de forma expressiva (54%), para R$ 150 milhões e atingiu a 35ª posição.

Dos dez maiores anunciantes da lista do ano passado, mais da metade reduziu os investimentos e três deixaram o topo do ranking. Entre elas, a operadora de TV por assinatura Sky, que, com a diminuição em 42% (para R$ 245 milhões), caiu da 5ª para a 24ª posição. A cervejaria Petrópolis reduziu os investimentos em 17%, passando da 9ª para a 15ª posição.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por