Vai deixar declaração do IRPF para os últimos dias? Entenda os riscos
Receita Federal limita acesso ao e-CAC, e restrições podem complicar a vida do contribuinte na reta final do acerto com o Fisco
O prazo final para a entrega da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) termina na semana que vem. Contribuintes que planejam deixar o acerto de contas com o Leão para a reta final devem ficar atentos para não se complicarem. Na última quarta-feira (21), a Receita Federal anunciou medidas de restrição de acesso ao portal e-CAC, de modo a evitar sobrecarga nos últimos dias.
No intervalo de 8h as 23h, o acesso ao e-CAC, o Centro de Atendimento Virtual da Receita, será permitido apenas para usuários humanos ou sistemas automatizados de baixa repetição. Além disso, a troca de perfil de acesso será limitada a uma a cada 30 segundos.
Segundo o órgão federal, a iniciativa visa a garantir maior estabilidade e melhor desempenho da plataforma durante o período de pico de acessos nos últimos dias de maio. O prazo para envio da declaração do Imposto de Renda vai até 30 de maio.
Volume ainda não enviado à Receita Federal é grande
Dados da Receita Federal até o último dia 22 mostram que nada menos que 46 milhões de declarações só serão entregues na última semana de prazo - encerra às 23h59 da próxima sexta-feira (30). Apesar da intenção da Receita de reduzir a lentidão no sistema, a medida pode dificultar a transmissão dos documentos.
"Além de esquecer documentos importantes ou preencher informações de forma incorreta, o contribuinte corre o risco de não conseguir entregar a declaração dentro do prazo, o que pode resultar em multas e penalidades", alerta o vice-presidente executivo de serviços aos clientes da Contabilizei, Charles Gularte.
Ao deixar a declaração para a última hora, o contribuinte pode se ver obrigado a enviar a declaração do jeito que está, sem a oportunidade de corrigir possíveis erros, a não ser fazendo uma declaração retificadora depois.
Resolva logo, orienta contador
A recomendação do contador é aproveitar o fim de semana para providenciar o acerto com o Fisco. "Realizar a declaração com antecedência permite que o contribuinte tenha tempo para revisar as informações, evita erros e garante que a declaração seja entregue dentro do prazo estabelecido pela Receita, sem depender da estabilidade do sistema nesta reta final", conclui.
Leia também: