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Comércio Otimista

Vendas de Natal devem movimentar R$ 2,55 bilhões na economia de BH, projeta CDL

Valor representa um crescimento de 0,9% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram registrados R$ 2,53 bilhões em vendas

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 03/12/2025 às 11:13.Atualizado em 03/12/2025 às 11:19.

O comércio de Belo Horizonte espera um volume de vendas expressivo no Natal. A expectativa é que R$ 2,55 bilhões sejam injetados na economia da capital neste fim de ano. A projeção consta em pesquisa divulgada nesta quarta-feira (3) pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL/BH). O valor representa um crescimento de 0,9% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram registrados R$ 2,53 bilhões em vendas.

Conforme o levantamento, metade dos consumidores da capital mineira planeja presentear na data. O ticket médio estimado é de R$ 467,04. 

Além disso, a pesquisa indica uma forte preferência do consumidor pelo comércio físico. A maioria (82,6%) dos entrevistados pretende realizar suas compras em lojas presenciais.

  • Os shoppings lideram a preferência, com 34,7% das intenções.
  • Em seguida, aparecem as lojas de rua, com 32,6%.
  • O e-commerce é a terceira opção, com 19,4%.

“Nossa expectativa é muito positiva, porque estamos observando esse crescimento nas vendas ao longo do ano, principalmente nas datas comemorativas. Este trimestre agora começou com o Dia das Crianças, o Dia dos Professores, a Black Friday, que teve um movimento muito bom, e agora vem o mês do Natal. Todo mês de dezembro tem essa movimentação”, disse o presidente da CDL/BH, Marcelo Souza e Silva. 

Ainda conforme a pesquisa, os itens mais procurados devem ser roupas (57,1%), brinquedos (26,5%), calçados (20,4%) e cosméticos (17,3%). Os principais homenageados devem ser filhos/enteados (54,1%), pais (36,7%), esposa (17,3%) e namorado(a) (16,3%).

Em comparação com o ano anterior, 53,7% dos consumidores acreditam que os preços dos presentes estarão maiores neste Natal.

Pagamento à vista 

A pesquisa aponta que 63,3% dos consumidores pretendem realizar o pagamento à vista, o que, segundo Souza e Silva, "dá mais segurança ao consumidor e reduz a inadimplência," além de aumentar o giro de caixa para o lojista. 

O levantamento indicou ainda que 70% dos consumidores estão fazendo pesquisas, consultando principalmente sites (56,5%) e lojas de rua (23,2%). O preço (30,8%), o bom atendimento (23,1%) e a agilidade (12,8%) são os fatores decisivos na escolha do local de compra.

Em relação aos comerciantes, 62,5% projetam crescimento nas vendas. As principais estratégias para impulsionar o faturamento incluem:

  • Boa variedade de produtos (71,71%)
  • Reforço na divulgação (59,54%)
  • Flexibilidade ou facilidade de pagamento (50%)

O levantamento aponta que 45,5% dos entrevistados não pretendem comprar presentes, sendo a alta dos preços o principal motivo, citado por 82,4% desse grupo.

A pesquisa da CDL/BH com consumidores foi realizada entre 5 e 7 de novembro, e o levantamento com empresários ocorreu entre 21 de outubro e 11 de novembro.

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