
Lojistas comemoram o bom desempenho do comércio na semana do Dia das Crianças. Em todo o país, segundo levantamento divulgado pela Serasa Experian, o crescimento chegou a 6,4%, na comparação com o mesmo período do ano anterior (5 a 11/10/21 x 5 a 11/10/22).
Foi o melhor desempenho, desde 2012, quando as vendas de brinquedos e artigos infantis tiveram alta de 7,7%. O crescimento foi bem mais modesto nos dois anos seguintes e, em 2015, os resultados foram negativos (-4,7%), chegando a -8,1% em 2016.
As vendas sofreram recuperação modesta, mas, com a pandemia, em 2020, a data comemorativa teve o pior resultado, com retração de -8,8%. Com o aumento da vacinação e a redução dos indicadores da pandemia, o comércio varejista reagiu, chegando aos 6,4% de aumento registrados neste ano.
O economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, avalia que o recuo da inflação, principalmente sobre preços de combustíveis e energia elétrica, pressionou positivamente o consumo e indica o início de uma movimentação econômica positiva. “O comércio físico deve se fortalecer mais nos próximos meses contando, inclusive, com o período sequencial de datas comemorativas que se aproxima junto ao final do ano”.
Leia mais