Cerca de 720 mil mineiros ainda não fizeram a declaração do Imposto de Renda 2025, conforme dados da Receita Federal, disponibilizados na noite desta quinta-feira (29). O número representa 17% do total de declarações esperadas pelo órgão. O prazo começou em 17 de março e termina às 23h59min59s desta sexta-feira (30). O programa gerador está disponível neste link.
Em Minas, 4,5 milhões devem acertar as contas com o Leão. Até o momento, 3,7 milhões entregaram a declaração. O número equivale a 82% do total esperado para este ano. No Brasil, 8 milhões de contribuintes ainda não enviaram as informações à Receita.
No país, 58,8% das declarações entregues terão direito a receber restituição, enquanto 21,8% terão que pagar Imposto de Renda e 19,5% não têm imposto a pagar nem a receber.
A maioria dos documentos foi preenchida a partir do programa de computador (83,6%), mas 11,2% dos contribuintes recorrem ao preenchimento on-line, que deixa o rascunho da declaração salvo nos computadores do Fisco (nuvem da Receita), e 5,2% declaram pelo aplicativo Meu Imposto de Renda para smartphones e tablets.
Um total de 49,5% dos contribuintes que entregaram o documento à Receita Federal usaram a declaração pré-preenchida, por meio da qual o declarante baixa uma versão preliminar do documento, bastando confirmar as informações ou retificar os dados. A opção de desconto simplificado representa 56% dos envios.
A Receita Federal espera receber 46,2 milhões de declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física este ano, o que representará um acréscimo de quase 7%, na comparação com 2024, quando foram entregues 43,2 milhões de declarações.
* Com Agência Brasil
Leia mais: