Logotipo Hoje em Dia

Redação: (31) 3253-2207

Terça-Feira,30 de Abril

Educação divide principais candidatos à prefeitura de BH

Ana Flávia Gussen e Jean Piter - Do Hoje em Dia
15/08/2012 às 22:19.
Atualizado em 22/11/2021 às 00:29

(Luiz Costa/Flávio Tavares)

A divulgação da avaliação das escolas mineiras feita pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) repercutiu entre os dois principais concorrentes na disputa eleitoral de Belo Horizonte. Enquanto o ex-ministro Patrus Ananias (PT) aproveitou para propor melhorias no ensino médio, área que ele destacou como uma das que possuem o pior desempenho, levando em conta o levantamento, Marcio Lacerda (PSB) culpou a gestão anterior por ter entregue a ele um sistema defasado de educação.

Segundo o Ideb, uma das escolas da capital obteve a sétima maior nota do país, outras três ficaram entre as piores. No geral, Minas conseguiu as maiores médias nacionais. “O resultado do Ideb aponta que o ensino médio não está com as melhores notas. Isso reforça ainda mais nosso compromisso com a educação. No ensino médio vamos vincular as seis escolas ao ensino profissionalizante”, declarou o petista Patrus Ananias durante reunião plenária com representantes do setor.

Ele aproveitou para fazer propostas, como a universalização do ensino infantil de 4 a 6 anos e garantiu o atendimento a crianças de zero a três em situação de vulnerabilidade que estejam próximas aos 33 centros de referência de assistência social. “65% das crianças de zero a três não estão sendo atendidas hoje pelas creches. Também vamos introduzir na grade uma língua a partir dos quatro anos e internet”, afirmou.

Em discurso para os 300 presentes na plenária, o ex-ministro Patrus Ananias acusou o prefeito Marcio Lacerda de trair o PT. “Não estamos aqui por conta de poder, mas pelas pessoas. O atual prefeito desprezou esse projeto e traiu o PT. Precisamos contar isso para a cidade. Temos todas as condições de virarmos esse jogo”.

O prefeito Marcio Lacerda atribuiu os atuais problemas da educação municipal ao trabalho feito na década de 1990, em uma crítica clara ao mandato do ex-prefeito Patrus Ananias. “Houve um equívoco com o modelo de educação liberticida implantado naquela época, foi uma opção incorreta do ponto de vista pedagógico, mas felizmente a cidade está recuperando”, afirmou.

Para Lacerda, as melhorias no ensino da capital só vieram a partir de 2009 após as mudanças aplicadas pela atual administração. “O Ideb está avançando mais nos anos iniciais e um pouco menos nos anos finais porque as crianças que estão no sétimo e oitavo ano ainda carregam uma deficiência de ensino lá do começo, antes da nossa gestão”.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por