Alunos da rede municipal de BH participam de projeto que une espaço sideral e música clássica
Nesta semana, estudantes vão assistir a espetáculo especial da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais com o tema “O universo e seus planetas”; trilha dos filmes “Star Wars” está no repertório

Cerca de 3 mil alunos de 55 escolas municipais de BH participam de uma viagem ao espaço sideral por meio da música clássica nesta terça (21), quarta (22) e quinta (23), na Sala Minas Gerais, no Barro Preto, Centro-Sul da capital.
A edição do Concertos Didáticos, projeto da Orquestra Filarmônica de Minas voltado para a educação básica, convida os estudantes para um espetáculo especial com o tema “O universo e seus planetas”. No repertório, estão obras de Richard Strauss, Gustav Holst, Claude Debussy e John Williams relacionadas ao tema, como “Clair de Lune” e a trilha dos filmes “Star Wars”.
Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), turmas de ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de todas as regionais foram contempladas. As escolas receberam visitas de monitores da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), para que os alunos aprendessem noções básicas sobre o funcionamento da orquestra. A proposta é que eles tenham uma experiência ainda mais rica no dia do evento.
O maestro associado José Soares, que regerá a orquestra, ressalta a responsabilidade de promover o que, muitas vezes, é o primeiro contato com o universo de uma orquestra e uma Sala de Concertos. “E é justamente o universo que inspira o tema desta edição, uma grande viagem espacial para responder à pergunta: o quão longe a música de orquestra pode nos levar?”.
*Com informações da PBH
Leia mais