Estudantes que quiserem garantir uma vaga na rede pública de ensino em Minas têm até hoje para se cadastrarem junto ao Governo do Estado. O prazo é o mesmo para aqueles que pretendem estudar em unidades da Prefeitura de Belo Horizonte e este ano não estavam matriculados em escolas municipais. Em qualquer caso, esse é o caminho para garantir uma vaga mais perto de casa no próximo ano letivo.
Na rede estadual, a inscrição é feita via Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem), que organiza o ingresso de novos alunos nas instituições estaduais públicas e também nas municipais de 775 cidades mineiras. O cadastro deve ser feito exclusivamente pelo site da Secretaria de Educação.
O Sucem define a alocação de estudantes de forma unificada e transparente, priorizando critérios de proximidade e disponibilidade de vagas. A renovação de matrícula para quem já estuda na rede estadual foi automática até 9 de outubro, e o período atual é voltado a novos alunos e àqueles que desejam mudar de escola.
Segundo a subsecretária de Articulação da SEE/MG, Cláudia Lara, o objetivo é garantir o acesso de todos os estudantes. “Aquele estudante que deseja mudar de escola ou quer vir para a rede pública, é hora de fazer o seu cadastro. Todas as escolas em mais de 700 municípios estão preparadas para atender as famílias”, afirmou.
Para dúvidas ou falta de acesso à internet, os responsáveis podem procurar escolas estaduais ou municipais que aderiram ao processo unificado de cadastro. A íntegra da Resolução SEE nº 5.191/2025, que regulamenta o processo, está disponível no portal da secretaria.
Plataforma integrada
O Sucem está conectado ao sistema Simade, que concentra as informações das matrículas em todo o Estado. A Prodemge, responsável pelo desenvolvimento da plataforma, implementou uma novidade neste ano: a validação automática do CPF junto à Receita Federal, para evitar erros de digitação e garantir mais segurança no processo.
O sistema também orienta o candidato a emitir o CPF gratuitamente caso ainda não tenha o documento.
O resultado do encaminhamento - informando a escola em que o aluno foi alocado - será divulgado em 10 de dezembro. Já a efetivação da matrícula deverá ser feita entre 26 de dezembro e 9 de janeiro, diretamente na instituição designada, mediante apresentação dos documentos exigidos.
Escolas da capital
Já o cadastramento junto à rede municipal de ensino em BH é obrigatório para quem deseja uma vaga na educação infantil, no ensino fundamental ou na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A adesão é pelo site da prefeitura da capital.
Neste momento, o processo é apenas de cadastro de interesse – as matrículas serão realizadas posteriormente, entre 15 e 30 de dezembro.
De acordo com a PBH, todas as crianças de 4 anos terão vaga garantida. Já para crianças de 3 anos e alunos de período integral, serão considerados critérios de vulnerabilidade social, como participação em programas sociais, deficiência, filhos de mães adolescentes e famílias em situação de risco.
Além disso, irmãos de estudantes já matriculados terão prioridade para vagas na mesma unidade escolar. O cadastro é voltado apenas para novos alunos – famílias com crianças já matriculadas não precisam realizar novamente o procedimento.
Leia também: