Logotipo Rádio HED

Redação: (31) 3253-2226

Comercial: (31) 3253-2210

Redação: (31) 3253-2226 - Comercial: (31) 3253-2210

Mineiros da rede pública

Estado divulga lista com 90 estudantes que farão intercâmbio na Europa e em outros continentes

Alunos foram selecionados por meio do projeto Passaporte Mineiro do Conhecimento; ao todo, 150 jovens vão participar da experiência

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 27/08/2025 às 10:15.Atualizado em 27/08/2025 às 10:46.

Estudantes da rede pública de Minas vão viver uma experiência transformadora em 2026: cursar um ano letivo no exterior com todas as despesas pagas pelo Estado. A lista com os primeiros 90 selecionados foi divulgada nesta quarta-feira (27). O intercâmbio integra a segunda edição do projeto Passaporte Mineiro do Conhecimento.

Ao todo, 150 estudantes serão contemplados - os demais 60 bolsistas serão anunciados até o fim do ano. A data das viagens não foi informada. Os jovens mineiros vão estudar em até 28 países, entre eles Alemanha, Canadá, Japão, África do Sul e Austrália. As bolsas custeiam integralmente viagem, hospedagem, alimentação, documentação e seguro.

Os contemplados representam 75 escolas de 69 municípios. A maioria é formada por meninas que se autodeclaram pardas e vêm de famílias em situação de vulnerabilidade social. Segundo o Estado, a seleção priorizou estudantes com excelente desempenho escolar, frequência regular e sem histórico de reprovação.

Nesta edição, cerca de 3,1 mil alunos se inscreveram. Destes, 500 foram pré-selecionados e 300 chegaram à fase final, que incluiu trilhas formativas e entrevistas presenciais.

Participantes da última edição destacam experiências

Ana Martins, 17 anos, estudante da Escola Sandoval de Azevedo, em Ibirité, foi selecionada na edição anterior e embarcou recentemente para a Itália. Ela contou como a experiência está mudando sua vida.

“Pela minha realidade social, nunca seria possível fazer um intercâmbio. Meu pai está desempregado e minha mãe trabalha como costureira, recebendo menos de um salário mínimo. Com essa oportunidade, estou me transformando e quero ir muito além para mudar a minha vida e a de outras pessoas. O Passaporte é um sonho que estou realizando por meio da educação pública”, disse.

Rafaella Pereira dos Santos, 16 anos, da Escola Estadual Mestra Bezinha Gandra, em Itamarandiba, no Vale do Jequitinhonha, também celebra o intercâmbio.“O projeto é uma das melhores experiências que já vivi em toda a minha vida. É simplesmente incrível!”.

Como funciona a seleção

O Passaporte Mineiro do Conhecimento segue critérios definidos em regulamento e contempla exclusivamente estudantes de escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI). Para se candidatar, os alunos precisam ter bom desempenho acadêmico, frequência regular e não apresentar histórico de reprovação.

Após a inscrição inicial, os jovens participam de uma Trilha Formativa, que aborda temas como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e atividades de preparação para o intercâmbio. Em seguida, passam por entrevistas que avaliam o perfil, a clareza de seus projetos de vida e a forma como percebem a experiência internacional como parte de sua trajetória. Somente após esse processo os nomes dos contemplados são divulgados.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por