
As inscrições para a edição 2021 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão abertas nesta quarta-feira (30). Os candidatos podem se cadastrar na Página do Aluno até 14 de julho. O certame deste ano será realizado em 21 e 28 de novembro nas versões impressa e digital.
Os interessados nas provas terão que fazer cadastro no portal do governo federal, no acesso.gov.br. Os que já têm login, mas, não lembram a senha, têm a possibilidade de recuperar no aplicativo gov.br.

Após escolher o modelo que irá realizar o exame, se impresso ou on-line, o candidato não poderá trocar a opção
É durante a inscrição que os estudantes poderão escolher se farão a prova na versão impressa ou digital, mas a opção não poderá ser alterada posteriormente. A modalidade on-line irá disponibilizar 101.100 vagas.
Porém, os treineiros, que fazem os testes apenas para auto-avaliação, poderão fazer apenas a impressa. Nessa versão não há limite de inscrições.
Os candidatos que necessitarem de atendimento especializado durante o Enem deverão fazer a solicitação durante a inscrição. Veja as condições contempladas:
- Baixa visão
- Cegueira
- Visão Monucular
- Deficiência Física
- Deficiência auditva
- Surdez
- Deficiência Intelectual (mental)
- Surdocegueira
- Dislexia
- Deficit de atenção
- Transtorno e aspectro autista
- Discauculia
- Gestante/Lactante
- Idosos
Para isso, os estudantes deverão anexar a documentação que comprove a deficiência no site de inscrição.
O documento deve conter o nome completo dos participantes, assinatura com registro do Conselho Regional de Medicina (CRM) ou do Ministério da Saúde (RMS) e diagnóstico emitido por profissionais de saúde e a Classificação Internacional de Doença (CID). Já as lactantes deverão apresentar a certidão de nascimento da criança que tenha 1 ano ou menos.
(*) Estagiária sob supervisão da editora-adjunta Renata Galdino