Educação infantil

Nova Emei Havaí deve se tornar a maior da capital com mais de 210 vagas em período integral

Unidade amplia rede municipal de ensino infantil e promete atender centenas de crianças da região

Ana Luísa Ribeiro*
aribeiro@hojeemdia.com.br
Publicado em 18/08/2025 às 14:23.Atualizado em 18/08/2025 às 14:59.
Fachada da nova Emei Havaí, no Conjunto Estrela Dalva; unidade terá ampliação de mais de 210 vagas com a reforma do prédio antigo (Rodrigo Clemente/BH)
Fachada da nova Emei Havaí, no Conjunto Estrela Dalva; unidade terá ampliação de mais de 210 vagas com a reforma do prédio antigo (Rodrigo Clemente/BH)

A Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Havaí, no Conjunto Estrela Dalva, região Oeste de Belo Horizonte, vai ampliar a oferta de vagas após a reforma do antigo prédio, que será modernizado. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (18), durante visita do prefeito Álvaro Damião (União) à nova sede da unidade, inaugurada ao lado. 

Atualmente, a escola atende 242 crianças de 1 a 5 anos, sendo 120 em período integral. Com a reforma, a expectativa é de mais 210 vagas em tempo integral, o que pode transformar a Emei Havaí na maior unidade de educação infantil da metrópole.

Os alunos são distribuídos em 14 turmas, das quais sete em período integral, três parciais pela manhã e quatro parciais à tarde. São 56 funcionários. A quantidade exata de alunos por turma dependerá da faixa etária, variando entre 16 e 21 crianças por sala. 

A previsão é que as obras comecem em até quatro meses, com prazo estimado de seis a oito meses para conclusão. Assim que finalizada, a escola passará a operar com a nova capacidade. Durante a inauguração, o prefeito ressaltou que a nova unidade representa um antigo desejo dos moradores da região, substituindo um prédio obsoleto por uma estrutura moderna.

A unidade recém-inaugurada recebeu investimento de cerca de R$ 8 milhões e conta com área de recreação coberta, banheiros acessíveis e berçário equipado. A manutenção e gestão predial ficam sob responsabilidade da empresa contratada via Parceria Público Privada (PPP), modelo que também será adotado na reforma do prédio antigo. 

A escola atende um dos maiores conjuntos habitacionais de Belo Horizonte, com cerca de 10 mil moradores. A ação faz parte do projeto de ampliação da oferta de vagas em educação infantil da Prefeitura de Belo Horizonte, que inclui a construção de novas escolas e reformas em unidades existentes. 

*Estagiária, sob supervisão de Renato Fonseca

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por