A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) definiu as regras para o sorteio de bolsas de estudo em instituições da rede privada de ensino para 2026. O objetivo é preencher vagas em colégios e na Universidade Fumec, como contrapartida pela doação de terreno público para a construção das escolas.
As bolsas são para instituições de ensino fundamental e superior. O desconto é de 50% do valor da mensalidade em instituições como Colégio Logosófico González Pecotche (Unidade Cidade Nova), Colégio Loyola (Cidade Jardim), Colégio Santa Dorotéia (Sion), Colégio Santa Maria (Unidade Cidade Nova), Colégio Santa Rita de Cássia (Barreiro), Colégio São Paulo (Cidade Jardim) e Colégio São Paulo da Cruz (Barreiro).
Haverá também bolsa de 100% da mensalidade para a Escola do Sesi – Newton Antônio da Silva Pereira, no bairro São Paulo. Já para o Ensino Superior, a Universidade Fumec (Campus Cruzeiro) concederá 25% do valor da mensalidade para cursos de graduação e graduação tecnológica.
Para concorrer às bolsas, o interessado deve estar matriculado ou pré-selecionado na instituição desejada até 13 de novembro de 2025. Significa que, para escolas que fazem seleção de alunos novatos, é obrigatório o candidato ter participado do processo e ter sido aprovado.
O prazo para preenchimento do formulário de inscrição vai de 20 a 29 de novembro de 2025, em https://bolsadeestudos.pbh.gov.br. O candidato pode se inscrever em apenas uma instituição.
Além disso, a bolsa de estudos não será concedida para mais de um beneficiário da mesma família, como pais, irmãos e filhos. Caso dois membros da mesma família sejam sorteados, apenas um poderá ser contemplado.
As bolsas valem apenas para estudantes matriculados a partir do ano que vem nas instituições. A Escola Sesi fará o sorteio somente para o 1º ano do Ensino Fundamental. Candidatos à Fumec devem estar aprovados e classificados na primeira chamada do Processo Seletivo da universidade.
Despesas como livros, transporte, alimentação e uniforme não são cobertas pelo benefício.
Renovação
A renovação das bolsas para estudantes que já possuem o benefício deve ser feita até 2 de dezembro de 2025, na secretaria da respectiva escola. A portaria da PBH 353/2025 com, as regras para a concessão do benefício, veda a renovação para estudantes do Fundamental reprovados em 2025 e, no caso da Fumec, para aqueles que cursarem menos de três disciplinas em cada semestre de 2026.
As instituições ficam responsáveis por definir o número de bolsas disponíveis para sorteio, considerando o número de bolsistas reprovados ou que concluíram o curso em 2025, além de quem não renovar o benefício.
Leia também: