"Desafios para a Valorização de Comunidades e Povos Tradicionais no Brasil" foi o tema escolhido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para a Redação do Enem 2022, que é realizado neste domingo (13).
Segundo a professora de Redação Maria Raquel Dias Sales Ferreira, do Colégio Bernoulli, o tema é "bastante pertinente", em especial os conflitos vivenciados nos últimos anos pelos povos indígenas e comunidades quilombolas.
"A escolha do Inep não foge das expectativas, uma vez que é coerente com a lógica das abordagens temáticas que são características do Enem. Traz um tema que é central à discussão social, cultural e política", avaliou a especialista.
A professora de Redação pontuou o que os candidatos deveriam abordar na prova dissertiva-argumentativa: "É um tema que assume uma perspectiva relacionada ao direito à diferença, à questão da cidadania e à questão da diversidade. Espera-se que o candidato, a partir de um texto coerente coeso, consiga apontar, desenvolver e embasar alguns problemas relacionados à garantia dos direitos dos povos tradicionais e relacionados também à própria valorização cultural dele".
Segundo Maria Raquel Ferreira, os alunos também devem estar atentos às propostas de intervenção para minimizar os impactos. Ainda na avaliação dela, o estudante que está antenado com o atual debate no país pode se sair bem na avaliação.
"Certamente, o aluno atento às atualidades e com senso crítico não terá dificuldade de encontrar argumentos", avaliou.
Leia Mais: