
O resultado da seleção para a 6ª edição do projeto Trilhas de Futuro foi divulgado nesta sexta-feira (24). Os candidatos que se inscreveram para uma das mais de 50 mil vagas ofertadas receberam um e-mail de confirmação com todas as orientações necessárias para efetivar a matrícula diretamente na instituição de ensino escolhida.
Criado pelo Governo de Minas, o Trilhas de Futuro alcançou em 2025 cerca de 265 mil vagas disponibilizadas em cursos técnicos gratuitos desde 2021. Nesta edição, as vagas foram oferecidas em 156 municípios com 199 opções de cursos.
Uma das instituições credenciadas pelo Trilhas de Futuro é o Centro Educacional Unipromove, que ofertou aulas gratuitas em quatro unidades em Belo Horizonte: em Lourdes; no Santa Efigênia; no Prado; e em Venda Nova. São vários cursos técnicos, como em Comércio, Contabilidade, Logística, Mineração, Dependência Química, Desenvolvimento Comunitário, Publicidade, Serviços Jurídicos, Estética, Nutrição, dentre outros.
Qual o prazo para a realização da matrícula?
Agora, os estudantes selecionados devem ficar atentos para a matrícula. O prazo é de 30 de outubro até 1° de dezembro. Os selecionados devem confirmar o cadastro na instituição de ensino para a qual foi encaminhado.
Veja os documentos necessários para a matrícula
- Documento de identificação do candidato/estudante ou, na sua ausência, certidão de nascimento do aluno, original e cópia;
- CPF do estudante;
- Comprovante de residência, original e cópia, no nome de um dos pais/responsáveis ou do estudante, quando maior de idade;
- Declaração de escolaridade, com indicação da etapa que o estudante está cursando, quando o mesmo ainda estiver no ensino médio;
- Declaração de conclusão ou histórico escolar, no caso de egresso do ensino médio.
“Essa é mais uma oportunidade para que nossos jovens iniciem suas jornadas de formação profissional. A educação profissional é fundamental para o desenvolvimento dos nossos alunos. Acompanhem seus e-mails e não percam o prazo de efetivação de matrícula", disse o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares.
Leia mais: