Pode ser que “por enquanto”. Mas o eleitor ainda não se interessou tanto pela Copa do Mundo quanto pela operação “Lava Jato”. Pesquisa do Instituto Paraná mostrou que 77,7% dos entrevistados se interessam pela saga policial que derrubou governo e muita gente graúda. Em compensação, apenas 10,6% disseram ter interesse pelo mundial de futebol em primeiro lugar.
O restante não opinou ou mostrou-se interessada pelos dois eventos.
A pesquisa foi feita entre os dias 16 e 19 de maio em 185 municípios de todos os estados. Foram 2.170 brasileiros entrevistados.
Pré-campanha no interior
Desde que foi lançado pré-candidato ao Palácio da Liberdade, o senador Antonio Anastasia (PSDB) tem prestigiado e sido badalado por prefeitos mineiros. Na semana passada, esteve no Sul de Minas, acompanhado do pré-candidato presidencial Geraldo Alckmin, do mesmo partido. Na ocasião, reuniu 62 prefeitos. Quando deu o start na pré-campanha, em 14 de maio, estavam presentes nada menos que 417 chefes de executivos municipais.
O descontentamento com o atraso de verbas do governo estadual tem levado os prefeitos a rotas alternativas à governista. Por isso, o sucesso que o tucano faz entre as lideranças regionais.
Temer
O Palácio do Planalto informará hoje se o presidente Michel Temer comparecerá à cerimônia do Dia da Indústria, em Minas. Na ocasião, tomará posse na presidência da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) o empresário Flávio Roscoe.
Peregrinação
Temer esteve em Minas na semana passada. Em eventos distintos, é claro, Temer e outros dois pré-candidatos ao Planalto desembarcaram no Estado em uma semana. Ontem, Henrique Meirelles passou pelo MDB para discutir palanque no Estado.
Geraldo Alckmin também esteve em Minas, em agenda com Antonio Anastasia.
Minas é prestigiada por ser o segundo maior colégio eleitoral e uma incógnita no processo sucessório.
Longe do fim
O imbróglio provocado pela lista do Tribunal de Contas do Estado, que aponta 96 mil servidores ocupando cargos de forma irregular, está longe do fim. Hoje, a Assembleia Legislativa promove audiência pública para tratar do assunto.
Usiminas
A retomada da Usiminas leva o presidente da Companhia, Sergio Leite, a explanar o case de sucesso hoje em São Paulo.<EM>
Aluguel
A Cemig planeja devolver à Forluz (fundo de pensão) um dos dois edifícios que ocupa na avenida Barbacena, em Belo Horizonte. Ela paga aluguel pelas unidades (um prédio antigo em que está a sede e outro inaugurado há pouco tempo).