Emoção e lama na reta final da disputa do Rally Dakar

Do Hoje em Dia
17/01/2013 às 08:03.
Atualizado em 21/11/2021 às 20:42
 (Franck Fife/AFP)

(Franck Fife/AFP)

O Rally Dakar finalmente se aproxima da reta decisiva. Depois de muita lama na etapa de quarta-feira (16), com pilotos atolados e percursos cancelados, os competidores deixam Fiambalá, ainda na Argentina, e se dirigem para Copiapó, no Chile, país onde terminará a maior prova off-road do mundo.

No total, os competidores vão percorrer 715 quilômetros, sendo 319 de trechos cronometrados, que valem ponto. O trajeto será igual para todas as categorias (carros, UTVs, quadriciclos, motos e caminhões).

Nesta quarta, nas motos, a etapa de 483 quilômetros, entre as cidades argentinas de La Rioja e Fiambalá, foi vencida pelo americano Kurt Caselli. A terceira colocação ficou com o francês Cyril Despres, que manteve a liderança geral.

O brasileiro Jean Azevedo não teve um bom dia, e chegou apenas no 72º lugar. Mesmo assim, ele conseguiu se manter na 23ª colocação geral.

Atolados

A etapa de, quarta-feira, teve 221 quilômetros de tempo cronometrado e atravessou a região de Fiambalá, que já se tornou clássica do Dakar sul-americano pelos cancelamentos, o que se repetiu nesta edição. Enquanto a competição de motos ocorreu sem problemas, a forte chuva obrigou a direção a interromper a prova para carros e caminhões.

Antes do cancelamento, o sul-africano Giniel de Villiers liderava nos automóveis, enquanto o holandês Gerard de Rooy seguia em primeiro nos caminhões.

Dos nove competidores brasileiros, apenas dois permanecem na disputa. Azevedo nas motos e Reinaldo Varela nos UTVs. A 35ª edição do Dakar termina no próximo sábado, e a premiação acontece domingo, em Santiago, capital do Chile.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por