Emoção, prazer e realização são equipamentos originais no cupê da Audi

Sérgio Melo - Especial para o Auto Papo
01/08/2015 às 11:44.
Atualizado em 17/11/2021 às 01:10
 (Sérgio Melo/ Divulgação)

(Sérgio Melo/ Divulgação)

Esqueça as tradicionais recomendações de como analisar um veículo. No caso do Audi TT, as prioridades são outras. Acima de atributos medidos em cavalos, litros, rotações, etc., precisam ser considerados a largura do sorriso, frequência cardíaca induzida e taxa de adrenalina no sangue. Se você pensa em comprar um esportivo, leia cuidadosamente esta avaliação, conheça as opções e reflita bastante, mas a decisão final deverá ser tomada com base na emoção.

Quem procura um carro desses não está preocupado com o espaço para as compras, levar a sogra para passear ou dar carona para a galera: quer “curtir” a vida, sentir o sangue circulando, impressionar etc.

Ao entrar, a emoção assume o controle. A posição de pilotagem, pertinho do chão, o assento envolvente e comandos à mão deixam claro que a máquina tem personalidade forte. No painel, ao invés de ponteiros e mostradores, uma grande tela LCD apresenta os instrumentos, mapas, mensagens, dentre outros dados, conforme a conveniência.

Ao dar a partida, os batimentos aumentam. O ronco bonito traz à memória cenas do “Velozes e Furiosos”. Então, você arranca e, ao perceber a forma explosiva com que o horizonte vem em sua direção, um leve sorriso é inevitável...

Por fim, na primeira troca de marcha, os estouros na descarga completam a atmosfera esportiva.

Cupê alemão provoca inveja por onde passa

Recém apresentado em sua terceira geração, o “jeitão” continua o mesmo, mas há novidades. Para ficar mais parecido com o irmão maior, o R8, o TT ganhou linhas mais retas, o farol foi alongado e a nova grade é mais robusta. As medidas também foram alteradas, 4 cm a mais no comprimento e 1 na largura, só que, fruto de um regime à base de alumínio, ele está 50 kg mais leve.

E não se trata apenas de um “rostinho bonito”: os 230 cv garantem emoção, sobretudo em vista da abundante força em baixas rotações. Outro ponto positivo é a estabilidade. Nas curvas, ele parece colado ao chão. Mas não pense que o TT é o topo da “cadeia alimentar”... Sem tração integral e, pelo menos, 50% a menos de potência, não é páreo para concorrentes realmente “brutos”. Em breve, deve chegar o vitaminado TTS, com quase 300 cv, assim como a versão conversível.

Outro acessório que vem “de fábrica” é “beleza instantânea”! Sem hipocrisia, não há como deixar de notar como todos olham. É impressionante como causa inveja nos proprietários de veículos caros, parece incomodar os normalmente mais poderosos dos semáforos... Eles arrancam acelerando forte, como se quisessem reconquistar a auto-estima e o status perdidos com a sua presença.

Confira mais imagens do Audi TT Ambition 2.0 TFSI. Fotos: Sérgio Melo

 

Audi TT Ambition 2.0 TFSI

O QUE É?

Cupê compacto esportivo com duas portas

ONDE É FEITO?

Fabricado na unidade de Gyor, na Hungria

QUANTO CUSTA?

A versão testada, “Ambition”, custa R$ 229.900. A “Attraction”, com mecânica idêntica, rodas menores, faróis bi-xenon ao invés de full Led, ar-condicionado não integrado, sem GPS e sem controle de perfis de desempenho, sai por 209.990.

COMO ANDA?

Motor 2.0 turbo a gasolina, 230 cv, máxima de 250 km/h limitada eletronicamente e aceleração de 0 a 100 em 5,9 segundos. Mais que a elevada potência, a generosa força de 38 kg de torque, a partir das 1.600 rpm, merece elogios. A tração só nas rodas dianteiras limita a estabilidade e as arrancadas, já o câmbio automático com seis marchas, dupla embreagem e borboletas no volante é rápido e aproveita bem a força do motor.

COM QUEM CONCORRE?

Embora haja significativas diferenças, os principais concorrentes custam: BMW Z4 20i – R$ 227.170; e Mercedes SLK 250 CGI – R$ 245.066.

COMO BEBE?

Andando de forma “vigorosa”, dentro dos limites legais, fez 7,5 km/l na cidade e 12,2 km/l na estrada.

ESPAÇO INTERNO

Na frente, junto a muito luxo e requinte, sensação de estar no cockpit de um veículo de competição. Atrás, no máximo duas crianças com até 1,45 m de altura. O porta-malas com 305 litros ganha da maioria dos compactos populares.

SEGURANÇA

Ele conta com air-bags frontais, laterais e de cabeça dianteiros, assim como controle de tração e estabilidade. Em crash test da EuroNCAP recebeu 4 das 5 estrelas disponíveis.

PONTOS POSITIVOS

Desempenho

Estilo

Emoção

PONTOS NEGATIVOS

Assento traseiro

Falta câmera de ré

Falta frenagem autônoma

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