
Pesquisa global do Instituto dos Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE), maior organização técnico-profissional do mundo dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade, mostra que o avanço da Inteligência Artificial agêntica (capaz de responder de forma autônoma e proativa, em vez de apenas responder a comandos) vai atingir o mercado de consumo em massa no ano que vem. E que esse avanço vai impulsionar uma onda de contratações de analistas de dados.
A IA agêntica pode definir metas, planejar e executar tarefas com intervenção humana mínima, operando como um “assistente inteligente” para tarefas do dia a dia, como personal shopper, organizador de agenda, gerente de privacidade de dados e monitor de saúde. Segundo o estudo, que expõe anualmente tendências em tecnologia, robótica, realidade estendida, veículos autônomos, computação quântica e energia renovável serão as áreas mais influenciadas pela IA em 2026.
Identificação de falhas cibernéticas em tempo real
A pesquisa ‘O Impacto da Tecnologia em 2026 e Além: um Estudo Global do IEEE’ entrevistou 400 CIOs, CTOs, diretores de TI e outros líderes de tecnologia no Brasil, China, Japão, Índia, Reino Unido e Estados Unidos, em organizações com mais de 1.000 funcionários, abrangendo diversos setores da indústria, incluindo serviços bancários e financeiros, bens de consumo, educação, eletrônicos, engenharia, energia, governo, saúde, seguros, varejo e telecomunicações.” Foi realizada de 11 a 17 de setembro de 2025.
Para 56% dos entrevistados, a IA será utilizada para identificação de vulnerabilidades de segurança cibernética em tempo real e prevenção de ataques. Para 52%, irá auxiliar e/ou acelerar o desenvolvimento de software, e 40% acreditam que auxiliará automatizando o atendimento ao cliente.
Mercado aberto para analistas de dados
Na avaliação de 60% dos ouvidos, a adoção em massa de IA Agêntica pelo consumidor será uma realidade a partir de janeiro do ano que vem. Ela funciona como um assistente inteligente que, ao receber uma tarefa, consegue trabalhar de forma autônoma, mas ainda precisa que seu trabalho seja revisado. A adoção dessa tecnologia está crescendo, e a grande maioria dos profissionais de tecnologia no mundo (96%) concorda que a inovação, a exploração e a adoção da IA agêntica continuarão avançando em ritmo acelerado em 2026, à medida que tanto empresas consolidadas quanto startups ampliam seus investimentos e compromissos com essa tecnologia.
No entanto, segundo o estudo global, o avanço não ficará restrito ao mundo dos negócios. Os participantes da pesquisa acreditam que, em 2026, a adoção em massa ou quase em massa da IA agêntica pelos consumidores ocorrerá para os seguintes usos:
- 52%: assistente pessoal/ organizador de agenda/gerenciador de calendário familiar
- 45%: gerente de privacidade de dados
- 41%: monitor de saúde
- 41%: automatizador de tarefas e afazeres (por exemplo, pedidos de supermercado) •
- 36%: curador de notícias e informações
Além disso, 91% concordam que o uso de IA agêntica para analisar volumes maiores de dados vai crescer em 2026, impulsionando uma onda de contratações de analistas de dados para avaliar a precisão dos resultados, a transparência e as vulnerabilidades.
Leia também: