
Duas grandes feiras de franquias prometem movimentar o mercado do empreendedorismo de Belo Horizonte. São cerca de 150 marcas com oportunidades para quem deseja investir em grandes marcas como Cacau Show, Spoleto, China In Box, Kopenhagen, CVC, dentre outras. Em alguns casos, é possível abrir o próprio negócio com aporte inicial de R$ 16 mil. Especialistas vão participar de palestras e poderão orientar os interessados, analisando finanças e as melhores escolhas conforme os perfis.
Uma delas começou nessa sexta (15) e segue com vasta programação neste sábado (16) e domingo (17). A Feira de Franquias BH ocorre no BH Shopping, com mais de 120 oportunidades e expectativa de receber 4,5 mil visitantes nas salas de networking.
Lá, estará a Azul Empréstimo como uma das opções mais acessíveis. A rede, especializada em soluções de crédito, oferece um modelo com investimento inicial de R$ 15,9 mil. Com mais de 780 unidades em todo o país, a marca não cobra royalties ou fundo de propaganda.
Por outro lado, para quem busca um investimento em maior escala, a rede de Academia Gaviões pode ser uma oportunidade de negócio. O investimento para se tornar um franqueado varia de R$ 2,8 milhões a R$ 4 milhões. A rede possui mais de 60 unidades no país em modelo 24 horas e fatura anualmente mais de R$ 300 milhões.
Também presente no evento, a Chiquinho Sorvetes, uma das maiores redes do ramo no país, conta com 94 unidades, sendo 17 delas na Grande BH. “Nossa expansão está aberta em todo o estado, com grande foco na capital, onde identificamos potencial para implantação de mais 30 unidades de rua. Considerando shoppings, grandes redes de supermercados, lojas de departamentos e malls, esse número pode ser ainda maior”, comenta Arnaldo Munhoz, gerente de expansão da Chiquinho Sorvetes.
A marca Spoleto, do Grupo Trigo, traz um modelo mais acessível para a feira deste ano. Chamado de Piccolo, o estilo de negócio foi pensado para quem busca um investimento menor, mas sem abrir mão da qualidade de uma rede de franquia consolidada.
O formato foi idealizado para funcionar em cidades menores – de até 200 mil habitantes –, mercados com praças de alimentação e shoppings centers de bairro. Atualmente, a marca conta com cerca de 360 restaurantes espalhados pelo país, sendo 13 em Minas.
“Enquanto o modelo tradicional tem um investimento inicial de R$600 mil, o Piccolo chega com uma proposta de investimento a partir de R$ 360 mil, quase 50% menor. Estamos muito contentes em trazer essa nova proposta de negócio aos nossos candidatos a abertura de franquia”, explica Isabel Medeiros, diretora de Expansão e Gente e Cultura do Grupo Trigo.
Mais informações sobre a Feira de Franquias BH podem ser obtidas neste link.
Franchise 4U promete reunir 30 marcas
Na próxima terça-feira (19), empreendedores terão mais uma chance de adquirir uma franquia durante a feira Franchise 4U. Realizado no Hotel Mercure, no bairro Lourdes, região Centro-Sul de BH, o evento promete reunir 30 marcas. Os valores para adquirir uma franquia variam de R$ 25 mil a R$ 500 mil.
Com 14 lojas e quiosques em São Paulo, Amazonas, Goiás e Pará, a rede de franquias de acessórios premium de moda Lebriju também estará na feira. A marca pretende chegar a Minas ainda em 2025 e vai aproveitar o evento para apresentar aos potenciais investidores pontos comerciais já negociados com shoppings do Estado. A Lebriju oferece um mix composto por bijuterias, semijoias, prata e acessórios de alta qualidade.
São colares, brincos, anéis, tiaras, pulseiras, lenços, bolsas, chapéus, luvas, cintos, echarpes e outras linhas de produtos com reposição constante: cada loja recebe 200 novos modelos por mês. “Como temos muitas opções de acessórios, conseguimos atrair quem quer do básico ao refinado, do divertido ao clássico, do presente ao item diferente”, diz Beatriz Ramos, coordenadora de produtos da Lebriju.
A feira em BH também contará com marcas como Kopenhagen, CVC, Colchões Orthocrin, Giraffas e KFC estarão presentes. A lista completa e mais informações estão neste link.
Para visitar a feira é preciso se cadastrar no site e agendar uma reunião com as franquias de interesse. “Belo Horizonte é uma praça estratégica, com um público altamente empreendedor. A cada edição, percebemos um interesse ainda maior de investidores da região”, comenta Fernando Sodré, idealizador e presidente da Franchise4u.