UFMG oferece vagas gratuitas para especialização em enfermagem obstétrica
Inscrições vão até 15 de agosto e curso é gratuíto;iniciativa busca qualificar atenção obstétrica no SUS
Estão abertas, a partir desta sexta-feira (1º), as inscrições para o curso de especialização em enfermagem obstétrica - Rede Alyne (CEEO-Rede Alyne), que oferece 750 vagas gratuitas em todas as regiões do Brasil. Desse total, 45 oportunidades são destinadas a profissionais de Minas Gerais. O prazo para se inscrever vai até 15 de agosto, e o início das aulas está previsto para outubro.
A formação é promovida pela Escola de Enfermagem da UFMG, em parceria com a Secretaria de Gestão do Trabalho e Desenvolvimento e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde. O curso será ofertado em 38 sedes vinculadas a instituições públicas de ensino superior e escolas de saúde pública. O edital com critérios de participação e lista de municipios contemplados pode ser consultado neste link.
A especialização é voltada a enfermeiros que atuam há pelo menos um ano no cuidado à saúde das mulheres em unidades do SUS. A iniciativa visa qualificar o atendimento obstétrico, fortalecer o Sistema Único de Saúde e garantir o acesso das gestantes a um cuidado mais humanizado, regionalizado e livre de violências estruturais.
A ação faz parte da Rede Alyne, política nacional que substitui a Rede Cegonha e tem como meta reduzir em 25% a mortalidade materna e em 50% a mortalidade de mulheres negras até 2027.
Serviço
Curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica – Rede Alyne
Inscrições: de 1º a 15 de agosto de 2025
Vagas: 750 em todo o Brasil, sendo 45 em Minas Gerais
Público-alvo: enfermeiros com pelo menos 1 ano de atuação no SUS em saúde da mulher
Inscrições: acesse aqui
Edital: acesse aqui
Início das aulas: outubro de 2025
Curso gratuito
Leia mais: