
Com mais de 620 mil investidores pessoa física na Bolsa de Valores (B3), Minas Gerais é o terceiro estado em volume de investimentos, somando R$ 50,79 bilhões até setembro deste ano, aponta levantamento da XP. De olho na expansão das assessorias na região, a empresa decidiu impulsionar a contratação de profissionais especializados.
Junto com escritórios parceiros que atuam na capital e cidadez vizinhas, como Valor Investimentos, Invest Smart, Monteverde e Saron Investments, empresa realiza no próximo sábado (25) uma nova seleção de assessores. Desta vez, são 90 vagas disponíveis.
O diferencial está no formato: os candidatos pré-selecionados escolhem até duas assessorias para entrevistar, invertendo a lógica tradicional dos processos de recrutamento. As inscrições devem ser feitas aqui. Os aprovados na triagem inicial serão convidados a participar do evento.
Como atua um assessor de investimentos?
O projeto integra a estratégia da XP de fomentar o crescimento da rede de parceiros credenciados, com ações que ampliem a base de talentos qualificados e engajados com o modelo de assessoria.
“Esta iniciativa reforça o compromisso da XP de impulsionar os escritórios parceiros e promover a profissão de assessor de investimentos no Brasil", afirma Bruno Ballista, sócio e head de assessoria e relacionamento com o cliente da instituição financeira. "Nosso papel é apoiar os empresários, seja por meio da oferta das melhores ferramentas e produtos do mercado ou oferecendo capacitação e a conexão com talentos que buscam construir uma carreira de excelência na assessoria", completa.
A profissão de assessor de investimentos vem atraindo profissionais de diferentes formações, seja do setor financeiro ou de outras áreas como engenharia, direito e vendas. Além do conhecimento técnico, o papel exige habilidade de relacionamento, escuta ativa e visão estratégica de longo prazo, já que o assessor atua lado a lado com os clientes na construção do planejamento financeiro individualizado. A remuneração é variável, de acordo com a política de cada escritório e a carteira de clientes atendida. A expectativa é de que boa parte dos participantes já saia do evento com propostas em negociação.
“Este modelo de recrutamento valoriza o protagonismo e espírito empreendedor que estimulamos em todos os profissionais da nossa rede. O projeto permite que os candidatos escolham os escritórios com os quais mais se identificam, aumentando a aderência e o fit cultural entre os profissionais e as assessorias parceiras”, destaca Rafaela Truda, head de Growth B2B da XP e responsável pelo projeto.
Leia também: