13º Semana Nacional de Museus tem programação em 96 municípios do Estado

Hoje em Dia*
15/05/2015 às 21:07.
Atualizado em 17/11/2021 às 00:02
 (Frederico Haikal/Hoje em Dia)

(Frederico Haikal/Hoje em Dia)

“Museus para uma sociedade sustentável” é o tema da 13ª Semana Nacional de Museus, que será realizada entre a partir de segunda (18) e segue até 24 de maio em todo o país. Ao longo de sete dias, acontecem 780 atividades, nos principais espaços culturais de 96 municípios do Estado. A programação completa da 13ª Semana de Museus está disponível no SITE.

A abordagem da 13ª edição do evento lembra que, como educadores e mediadores culturais, os museus exercem papel fundamental na construção do desenvolvimento sustentável, fomentando novas formas de vida e desenvolvimento dentro dos limites da natureza e servindo como laboratório para melhoria de práticas.

Nesta edição, a programação está diversificada, com exposições, caminhada eco-literária, contação de histórias, oficinas, palestras, sarau e teatro estão entre as atividades programadas para os museus vinculados à Superintendência de Museus e Artes Visuais da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais.

Entre os museus vinculados estão o Centro de Arte Popular – Cemig; o Museu dos Militares Mineiros e Museu Mineiro, em Belo Horizonte; Museu Casa Alphonsus de Guimarães, em Mariana; Museu Casa Guignard, em Ouro Preto; e o Museu Casa Guimarães Rosa, em Cordisburgo.

Semana de Museus

Promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM, a Semana Nacional de Museus acontece anualmente em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, celebrado no dia 18 de maio.

O evento permite a participação não só de instituições museológicas, compartilhando seu tema também com outros lugares de memórias como arquivos, bibliotecas, casas de cultura, redes sociais, galerias, entre outros.

Uma pesquisa realizada pelo IBRAM com as instituições participantes da 10ª Semana de Museus, em 2012, mostra a movimentação do setor e o aumento do público durante este período. A pesquisa revelou também o fortalecimento da imagem dos museus e o crescimento da visibilidade das instituições, intensificando o envolvimento da comunidade com as ações propostas e ampliando a integração com outros museus brasileiros.

Segundo a pesquisa, a 11ª Semana de Museus mobilizou mais de três mil voluntários e gerou 1.606 empregos com a contratação de curadores, monitores, montadores de exposição, palestrantes e prestadores de serviços. A edição 2013 do evento nacional contou com uma maior adesão de museus públicos dos municípios e privados, especialmente das tipologias História e Arte. Desde sua criação, em 2003, a Semana Nacional de Museus possibilitou a participação de mais de 4.000 entidades, promovendo aproximadamente 12.300 eventos, realizados em 600 municípios espalhados pelo território nacional.

Museus e sociedade

O mote da edição 2015 da Semana de Museus segue a proposta do Dia Internacional dos Museus, criado em 1977, pelo Conselho Internacional de Museus (Icom), cujo objetivo é dar visibilidade e valorizar o papel desses espaços culturais no desenvolvimento da sociedade. O Brasil é considerado um dos países que mais celebram a data.

A edição 2014 da Semana de Museus, que teve como tema "Museus: coleções criam conexões", contou com a participação de 1.337 instituições que inscreveram 4.268 eventos, em 535 municípios brasileiros.

* Com Agência Minas

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por