23 a 26 de maio

3ª edição da Festa da Luz vai 'reflorestar' centro de BH inspirada em Aílton Krenak

Um letreiro luminoso com uma frase da liderança indígena será instalado no Viaduto Santa Tereza

Do HOJE EM DIA
almanaque@hojeemdia.com.br
14/05/2024 às 16:34.
Atualizado em 14/05/2024 às 16:46
Festa da Luz é um dos principais festivais de arte pública do Brasil (Ísis Medeiros)

Festa da Luz é um dos principais festivais de arte pública do Brasil (Ísis Medeiros)

O centro de Belo Horizonte vai ficar iluminado e colorido entre os dias 23 e 26 deste mês, durante a 3ª edição da Festa da Luz. Para este ano o evento propõe um diálogo entre cidade e floresta por meio de instalações luminosas, com a ideia de "reflorestar", simbólica e esteticamente, o espaço público e o imaginário coletivo.

A Festa da Luz é um dos principais festivais de arte pública do Brasil. E será ainda maior este ano, com nove instalações, cinco performances, shows de música, DJs e a programação de videomapping com VJs de todo o país.

O Circuito da Luz passa pela escadaria do metrô da Sapucaí, Edifício Itatiaia, Mirante Sapucaí, Edifício Chagas Dória, Viaduto Santa Tereza e Sula. Artistas como Ailton Krenak, Glicéria Tupinambá, Daiara Tukano, Don L, Pigmalião, Grace Passô, Amanda Lobos, Homem Gaiola, Hot e Oreia, Pirilampos do planeta, Thiago Mazza, entre outros estão na programação artística e musical.

As obras buscam conectar o pensamento da floresta com a de uma cidade mais sustentável, justa e acolhedora para todos. O público perceberá a reflexão que o festival propõe não somente através da fruição das obras, mas do próprio circuito de arte e luz que convida as pessoas a se deslocarem pelo centro e se conectarem com a cidade.

Programação da Festa da Luz

A terceira edição da Festa da Luz inspira-se no conceito de Aílton Krenak de “florestania” para desenvolver a proposta curatorial que tem como tema “Cidade Floresta”. Uma das principais lideranças indígenas do Brasil, ele lembra que a cidade e a floresta não são separadas, mas intrinsecamente ligadas. Precisamos respeitar e incluir os diferentes seres e formas de viver, para que possamos construir um mundo mais justo e pluriétnico.

Durante a Festa da Luz, será instalado um letreiro luminoso na Baixio do Viaduto Santa Tereza com uma frase de Ailton Krenak.

O MUMA - Música e Mapping é a programação de shows acompanhados ao vivo por um VJ da Festa da Luz. Com a Praça da Estação em obras, o MUMA será embaixo do Viaduto Santa Tereza. Entre os artistas confirmados estão Don L, Hot e Oreia e Katú Mirim.

Já a programação de performances da Festa da Luz busca trazer movimento para o Festival, levando a obra onde as pessoas estão e percorrendo todo o circuito de arte, dialogando com as instalações e o tema “Cidade Floresta”. Duelo de MCs e Bia Nogueira estão na programação.

O Bloco da Bicicletinha fará o cortejo de abertura desta edição, convidando o público a pedalar iluminado. E o Elefanteatro é um espetáculo de rua, um teatro que caminha junto com o público. Ele é construído de restos de embalagens, como uma montanha de resíduos que ganha vida e pela primeira vez será iluminado.

Serviço:
Festa da Luz

Data: 23 a 26 de maio (sexta a domingo)
Local: ruas do centro de Belo Horizonte
Programação gratuita
Informações: www.instagram.com/festadaluz.art

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por