
Os grandes clássicos da literatura são, claro, opções certeiras, mas tem uma turma nova que está fazendo barulho com suas publicações e ganhando cada vez mais leitores e notoriedade. A partir do próximo dia 8, o público mineiro terá a oportunidade de conhecer alguns nomes que circulam no hall dos novos escritores, dentro do projeto nacional do CCBB “Literaturas – Encontro com Autores da Nova Literatura Brasileira”, que começará por Belo Horizonte.
“Minas Gerais tem uma grande tradição literária. É berço de grandes nomes, como Drummond, Guimarães Rosa e Adélia Prado. Não poderíamos deixar de abrir o evento em BH”, justifica a curadora do projeto, Beatriz Gonçalves.
O projeto prevê sete encontros com autores na faixa entre 30 e 40 anos, além de oficinas literárias, ciclo de debates e leituras dramáticas. “É uma oportunidade para o público saber como eles se relacionam com a tradição literária, que imagem eles têm do Brasil. Assim podemos pensar nossa contemporaneidade”, registra.
Jovens e Profícuos
O autor que abre os trabalhos na capital mineira é o carioca João Paulo Cuenca, que ministra oficina sobre o romance brasileiro, das 16h30 às 18h30, e participa de bate-papo com o público das 19h30 às 21h.
Cuenca já publicou quatro romances e uma antologia de crônicas, e escreve para jornais desde 2003. “Ele tem livros traduzidos para oito idiomas e já escreveu e dirigiu teatro, cinema e TV. Isso mostra a força desses autores. São jovens, mas com uma vasta produção”, frisa Beatriz.
Os debate será mediado pelo poeta Lucas Guimaraens e conta com a participação do ator Leonardo Fernandes, que lerá trechos de obras de Cuenca. “Os mediadores e atores que participam do projeto são sempre da cidade”, pontua a curadora.

Leitura Dramática – O ator Leonardo Fernandes lerá trechos dos textos de Cuenca