A obra literária de Maria Helena Cardoso será lançada nesta terça-feira (22)

Paulo Henrique Silva - Hoje em Dia
Publicado em 22/12/2015 às 07:14.Atualizado em 27/05/2024 às 11:45.

Quando publicou o seu primeiro livro, “Por Onde Andou Meu Coração” em 1967, Maria Helena Cardoso já tinha 63 anos. Essa estreia tardia da memorialista mineira é explicada pela “concorrência” dentro da família, que já contava com um grande escritor: o irmão Lúcio Cardoso, expoente do estilo intimista e psicológico na literatura brasileira.

“Na geração dela, quando se tinha na família um homem famoso, acontecia de as mulheres ficarem um pouco na obscuridade. Maria Helena se privou de escrever por muito tempo por achar que o escritor era o Lúcio”, destaca Maria Inês de Moraes Marreco, que registra essa história no livro “Para Aplacar uma Grande Saudade: a Obra de Maria Helena Cardoso”.

Com lançamento nesta terça-feira (22), no Idea Espaço Cultural, a publicação se propõe a analisar a obra memorialística de Maria Helena, ressaltando temas como o esquecimento, a ficção, a construção do eu autobiográfico, a identidade e a diferença. “O livro abrange o estudo biográfico, a autobiografia e a autoficção presente nos três livros dela”, salienta.

Feminino

Integrante do grupo de pesquisa Mulheres em Letras/Letras de Minas, da UFMG, Maria Inês também contribui, com esse livro, para fortalecer a importância da escrita feminina na literatura brasileira. “Em cada linha e página da obra dela, é muito preponderante uma sensibilidade, uma percepção maior dos detalhes”, pondera.

Presidente da Academia Feminina Mineira de Letras, a escritora destaca a valorização da memória familiar na literatura de Maria Helena. No primeiro livro dela, a ênfase está no relato da vida do interior, em Curvelo, onde nasceu, e depois em Diamantina, mostrando a força religiosa e política, além dos laços familiares.

“Depois que a família vem para Belo Horizonte, fica clara a sensação de uma adaptação difícil, embora a capital mineira não fosse tão grande assim. O que só ampliou quando se mudaram novamente, dessa vez para o Rio de Janeiro”, observa. No segundo livro, “Vida Vida”, ela se concentra nos últimos seis anos de vida do irmão escritor, que estava doente.

O lançamento de “Para Aplacar uma Grande Saudade: a Obra de Maria Helena Cardoso”, originalmente concebido como tese de doutorado em Estudos Literários da Faculdade de Letras da UFMG, marca a inauguração da Ideia Livraria, que ocupa uma das salas do Idea Espaço Cultural, sediado num casarão tombado pelo Patrimônio Cultural, no bairro Funcionários.

SERVIÇO:

Lançamento “Para Aplacar uma Grande Saudade: a Obra de Maria Helena Cardoso” – nesta terça-feira (22), às 17h, no Idea Espaço Cultural ((Rua Bernardo Guimarães, 1200).

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por