Logotipo Rádio HED

Redação: (31) 3253-2226

Comercial: (31) 3253-2210

Redação: (31) 3253-2226 - Comercial: (31) 3253-2210

Programação gratuita

Ancestralidade quilombola ganha destaque em festival de cinema na Serra do Cipó

Música, oficinas e feira cultural também serão evidenciados no Quilombo do Açude

Gabriela de Castro*
gabriela.castro@hojeemdia.com.br
Publicado em 06/10/2025 às 20:05.Atualizado em 06/10/2025 às 20:18.

O Quilombo do Açude, na Serra do Cipó, será palco da 6ª edição do Festival Cinema dos Quilombos, neste sábado (11) e domingo (12). O evento gratuito ocupará o território reunindo cinema, música, gastronomia, feira de artesanato e moda africana, além de oficinas e atividades para todas as idades.

Ao todo, nove filmes produzidos em Minas, Goiás e Espírito Santo compõem a programação, com histórias de resistência, ancestralidade e cotidiano quilombola. Entre os homenageados desta edição estão o ator e escritor Lázaro Ramos, o cineasta mineiro Gabriel Martins e o multiartista Maurício Tizumba. 

É a primeira vez que o evento ocorre dentro de um território quilombola. “Este festival é um marco. Dá visibilidade às nossas histórias contadas por nós mesmos. É um gesto de valorização, de continuidade e de futuro. Fazer cinema quilombola no quilombo é afirmar nossa existência, nossa cultura e nossa resistência como parte essencial da identidade brasileira”, afirma o idealizador do festival, o cineasta, músico e produtor cultural quilombola Danilo Candombe.

Na vasta programação, o público também poderá conferir apresentações de Ifátókí convida Sérgio Pererê, Grupo Cultural Ponto BR, Adriana Araújo e Trio Gandaiera. A mostra ainda terá espaços dedicados às crianças com o Domingo Kids, que trará brinquedos e uma seleção de filmes infantis de temática quilombola.

Destaques da programação 

As exibições começam no sábado (11) às 17h. O documentário “Meada Cor Kalunga”, de Marta Kalunga, Alcileia Torres e Ana Luíza de Sá Reis, estreia a mostra. A obra acompanha as comadres Marta e Dirani Kalunga no preparo das meadas e tingimento no quilombo Vão de Almas, em Goiás, revelando a força da tradição e do território.

A mostra será encerrada com o documentário “ADOBE: habilidades tradicionais da construção Kalunga”, de Carlos Pereira, que mergulha nas técnicas construtivas da comunidade Kalunga, em Cavalcante (GO), e revela como o barro e os saberes ancestrais se transformam em casas, identidade e resistência. A programação completa está disponível no Instagram da Mostra Cinema dos Quilombos.

Serviço

Festival Cinema dos Quilombos – 6ª edição
Datas: sábado e domingo, dias 11 e 12 de outubro de 2025, das 12h às 00h
Local: Quilombo do Açude – Serra do Cipó, MG
Atividades culturais e sessões de cinema gratuitas
Realização: Cinema dos Quilombos
Apoio: Prefeitura de Jaboticatubas, Circuito Serra do Cipó, PNAB, Ministério da Cultura e Governo Federal – União e Reconstrução
Mais informações: @cinemadosquilombos

*Estagiária, sob a supervisão de Renato Fonseca

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por