Está em cartaz em Belo Horizonte, com apresentações de quarta a segunda-feira, a comédia "Matilde" fica na programação do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) até 1º de junho. No próximo sábado (24), haverá bate-papo após o espetáculo com os atores Malu Valle e Ivan Mendes.
A peça foi idealizada em 2015 por Paulo Gustavo, especialmente para Malu, que faz uma mulher de 60 anos aposentada. Ela vê a rotina pacata em Copacabana ser transformada ao alugar um quarto para Jonas (Ivan Mendes), um ator de 36 anos em busca da grande oportunidade. Com humor e sensibilidade, o texto aborda temas como envelhecimento, relações intergeracionais e os desafios da sociedade patriarcal.
A história do espetáculo começou há 20 anos, quando Paulo Gustavo, na época estudante de Artes Cênicas da CAL (Casa das Artes de Laranjeiras), convidou Malu Valle para dirigir o espetáculo "Infraturas" (2005), um compilado de esquetes cômicas que marcou o início da carreira dele e de seu colega de cena, Fábio Porchat.
O projeto, que impulsionou a carreira de Paulo, consolidando uma amizade profunda entre ele e Malu, ganhou novas proporções em 2015, com a ideia do espetáculo “Matilde”. Na época, o ator quis inverter os papeis e convidou Malu para estar em cena, sob sua direção. Agora, a peça volta à vida para celebrar os 35 anos de carreira de Malu Valle e homenagear Paulo Gustavo.
Na peça, essa habilidade é levada ao extremo por meio da comédia satírica — um estilo muitas vezes subestimado por sua leveza — para abordar questões de alcance global. A montagem instiga o público a revisar certezas estabelecidas e desafiar estereótipos, abrindo caminho para uma sociedade mais inclusiva e menos preconceituosa.
Explorando os medos e anseios de Matilde e Jonas, personagens que se provocam, se desafiam e se transformam ao longo da narrativa, o espetáculo gera reflexões sobre a discriminação etária e os estigmas sociais impostos às mulheres mais velhas, questionando tabus sobre sexualidade e identidade na terceira idade.
Serviço
“Matilde”
Temporada: até 1º de junho de
Horário: Quinta a segunda, às 20h. No dia 31/05 (sábado), haverá sessão dupla, às 17h e 20h.
Local: Teatro I – Centro Cultural Banco do Brasil - Praça da Liberdade, 450 – Funcionários, Belo Horizonte – MG
Classificação Indicativa: 14 anos
Duração: 80 minutos
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia), disponíveis pelo site ccbb.com.br/bh e na bilheteria do CCBB BH.
No dia 24 (sábado), haverá bate-papo após o espetáculo.
No dia 25 (domingo), a sessão contará com audiodescrição e tradução em Libras.
No dia 29 (quinta-feira), das 14h às 18h, acontece a “Oficina de Criação e Produção Artística”, com Caio Bucker e Ivan Mendes. As inscrições devem ser feitas via formulário, a ser disponibilizado em breve no site ccbb.com.br/bh (vagas limitadas).