
Elisa Santana é bem conhecida no universo teatral por seus 40 anos de carreira, especialmente pelo trabalho desenvolvido na companhia ZAP 18. Mas agora chegou a hora de ela dividir com o público um caminho artístico novo, que vem trilhando nos últimos três anos. Na noite desta quinta-feira (8), na Fundação de Educação Artística, ela promove o lançamento de seu primeiro disco, “Soneto 88”.
A música, na verdade, sempre fez parte da vida profissional de Elisa, que mostrava sua bela voz em algumas peças de teatro – como “Esta Noite Mãe Coragem”, por exemplo. Mas só ganhou um enfoque especial quando a artista ganhou um elogio especial, em um encontro com Maria Bethânia e a pesquisadora Maria Lúcia Castelo Branco. “Em certo momento da conversa, a Maria Lúcia disse para a Bethânia: 'ela canta'. Eu, então, cantei e a Bethânia gostou muito, todo mundo que estava no camarim me aplaudiu. Foi o momento em que eu disse para mim: eu também posso”, lembra.
Em meio ao processo de desenvolvimento do primeiro álbum e à busca de um repertório que focasse o feminino, Elisa, que também é poeta, começou a experimentar o ato da composição. Assim que a ideia vinha a sua mente, pegava o celular e registrava, já pensando em letra e música. Dessa forma informal, nasceram oito das dez faixas do repertório do disco, que conta ainda com “Soneto 88” (baseada em texto de William Shakespeare) e “Voz de Mulher”, de autoria de Sueli Costa e Abel Silva.
Equipe
O álbum teve produção e arranjos musicais de João Pires e Vinicius Ribeiro, além de mixagem do percussionista Marcos Suzano – que entrou para o projeto após ser convidado para participar da faixa “História de Mim”. O repertório poderá ser conhecido por um grande número de pessoas na capital porque Elisa vai circular por vários palcos de Belo Horizonte em novembro e dezembro por meio de edital do “Cena Música”.
Elisa garante: sua estreia como cantora veio na hora certa, aos 58 anos. “Deixei as coisas acontecerem no tempo delas. Comecei a me envolver no projeto há três anos e gravei há quase dois anos, dando tempo certo para tudo. Não tenho a necessidade de fazer tudo para ontem”.
Show “Soneto 88” na Fundação de Educação Artística (rua Gonçalves Dias, 320, Funcionários), quinta-feira (8), às 20h30. R$ 20 e R$ 10 (meia)