De graça

BH ganha exposição de presépios do acervo da Fundação de Arte de Ouro Preto; veja fotos

Salas estarão ambientadas com os tradicionais tapetes feitos com serragem, outro ofício que atravessa gerações, com presença marcante no interior de Minas

Da Redação
almanaque@hojeemdia.com.br
30/11/2023 às 13:45.
Atualizado em 30/11/2023 às 22:11
Parte dos presépios que estão em exposição no CCBB BH (Valéria Marques / Hoje em Dia)

Parte dos presépios que estão em exposição no CCBB BH (Valéria Marques / Hoje em Dia)

Às vésperas do Natal, Belo Horizonte vai ganhar uma exposição de presépios que fazem parte do acervo da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP).  A mostra gratuita vai de 3 de dezembro até 6 de janeiro, e os ingressos podem ser retirados no site ccbb.com.br/bh ou na bilheteria do espaço.

As obras da exposição intitulada “Presépios - Tradição Viva, Leituras e Releituras” foram reunidas ao longo de 50 anos de realização do Concurso Nacional de Presépios. A mostra foi organizada em três momentos: na primeira sala, os visitantes poderão conhecer a trajetória do concurso, sendo a passagem do tempo marcada pela transformação de materiais e leituras acerca do tema; na segunda, uma homenagem à tradição dos fazeres em pedra-sabão e madeira, dois materiais característicos da região da histórica Ouro Preto desde o século XVIII; já na terceira sala, o destaque é para a criatividade por meio da diversidade de materiais. 

Jefferson da Fonseca, presidente da FAOP (Valéria Marques / Hoje em Dia)

Jefferson da Fonseca, presidente da FAOP (Valéria Marques / Hoje em Dia)

Jefferson da Fonseca, presidente da FAOP, destaca que a premiação mostra que a tradição da montagem de presépios segue viva e sendo ressignificada por meio da arte, todos os anos, atravessando gerações.

“A história do concurso nacional se mistura com a da própria Fundação. É uma alegria imensa contribuir para que esse ofício tão instigante se mantenha vivo”, afirma.

O público terá a oportunidade de passear pelas obras de diferentes períodos, possibilitando o conhecimento de sua origem, o contato com a variedade de materiais e com as diversas leituras que envolvem soluções inusitadas, além da criatividade na interpretação, expressão e atualização da tradição de fazer presépios. 

Para receber as obras, as salas expositivas estarão ambientadas com os tradicionais tapetes feitos com serragem, outro ofício que atravessa gerações, com presença marcante no interior do estado. A cenografia fará a proteção do acervo, garantindo o distanciamento necessário, ao mesmo tempo em que conduzirá o percurso do visitante pelo espaço expositivo.

“Com um olhar cuidadoso, os visitantes poderão compreender a trajetória da montagem de presépios, a evolução do tipo de material usado e o formato, fazendo uma relação com o período em que as obras foram criadas”, diz Gabriela Rangel, diretora da Escola de Arte Rodrigo Melo Franco de Andrade.

Leia mais:
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por