Nesta sexta-feira (18), 30 museus públicos e particulares de Belo Horizonte, Centros de Referência e Centros de Memória estarão abertos em horário alternativo, das 18h às 23h, com programação que inclui 63 atividades culturais, como exposições com visitas especiais, apresentações musicais, dança, literatura e performance.
Toda a programação da 7ª edição do “Noturno nos Museus” é gratuita (exceto duas atividades que contam com ingressos a preços populares) e está disponível no site do projeto. O público terá transporte gratuito (12 vans) para circular entre os museus e instituições participantes. Elas vão circular das 18h às 23h, em percursos especiais conectando diferentes museus e centros de referência e memória.
Entre os destaques da programação, o Museu da Moda (rua da Bahia, 1149, Centro) recebe o espetáculo de dança “Vogue Forever”, às 21h, que celebra o ritmo urbano vogue e a cultura ballroom, abrindo espaço para a diversidade em BH ao reunir moda, dança, arte drag e maquiagem.
No Museu Histórico Abílio Barreto (av. Prudente de Morais, 202, Cidade Jardim), o Grupo de Contadores de Estórias Miguilim fará apresentação das 19h às 20h. Ele comemora 25 anos de atividades e retoma as apresentações presenciais em eventos públicos, narrando trechos das obras de João Guimarães Rosa.
O Museu da Imagem e do Som (av. Álvares Cabral, 560, Lourdes) contará com três atrações, com destaque para a apresentação da Orquestra Jovem das Gerais, com o repertório voltado para trilhas de cinemas que marcaram época. O show será das 19h às 20h. Haverá ainda exibição de filme em empena de prédios vizinhos ao museu.
A programação do “Noturno nos Museus” acontece também nos três equipamentos culturais do Conjunto Moderno da Pampulha: o Museu de Arte da Pampulha, a Casa do Baile e o Museu Casa Kubitschek.
Já no Palácio das Artes (av. Afonso Pena, 1.537, Centro), ocorrerá a visitação, das 19h às 22h, à exposição “Afirmação Modernista". A mostra está em cartaz na Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard, Galeria Genesco Murta e Galeria Arlinda Corrêa Lima. Com curadoria de Marcus Lontra e Viviane Matesco, a exposição conta com 135 obras, de diversos artistas, produzidas entre os séculos XIX e XX. Os trabalhos destacam a arte modernista e reúne obras de grandes nomes como Di Cavalcanti, Cícero Dias, Oswald Goeldi, Djanira e Guignard.
Leia Mais: