Literatura

Câmara dos Deputados lança livro com 32 biografias de escritoras brasileiras

Da Redaçãi*
portal@hojeemdia.com.br
31/08/2022 às 17:12.
Atualizado em 31/08/2022 às 17:15

A Câmara dos Deputados lançou, nesta quarta-feira (31), o livro "Escritoras Brasileiras", uma coletânea de 32 biografias de importantes autoras nacionais. A obra traz nomes consagrados como Clarice Lispector, Rachel de Queiroz, Lygia Fagundes Telles, Cora Coralina, Hilda Hilst e Carolina Maria de Jesus, além de escritoras menos divulgadas como Elvira Vigna, Henriqueta Lisboa, Adalgisa Nery, Orides Fontela, Maria Alice Barroso e Olga Savary.

Todos os textos foram escritos e ilustrados por mulheres (comunicadoras, bibliotecárias, psicólogas, historiadoras, escritoras e leitoras apaixonadas) que trabalham ou já trabalharam na Câmara. O livro pode ser comprado (versão física) ou baixado gratuitamente (PDF) no site da livraria da Câmara.

(Edições Câmara / Divulgação)

(Edições Câmara / Divulgação)

A organização da obra é da servidora Maria Amélia Elói, do Centro Cultural Câmara dos Deputados. Ela destacou que muitas autoras que fizeram sucesso em algum momento foram apagadas da história brasileira, e o objetivo do livro é retirá-las da invisibilidade.

"A ideia é resgatar a importância dessas autoras, para que sejam mais lidas, mais traduzidas, mais publicadas, para que as pessoas conheçam as obras delas, assim como conhecem as obras dos nossos autores", disse.

A servidora Ana Claudia Lustosa da Costa, que escreveu sobre Maria Ribeiro, a primeira dramaturga do Brasil, conta que a biografada chegou a ter visibilidade como autora e teve reconhecimento de seus pares, como do escritor Machado de Assis, mas depois sofreu um apagamento da história. "Acho que a mulher ainda hoje luta para conquistar esse espaço de reconhecimento na história, na arte, na ciência", comentou.

"Poder pesquisar sobre uma mulher e descobrir o papel que ela teve é empoderador para a gente, é você conseguir pensar ‘poxa, há muito tempo a gente vem fazendo muita coisa bacana’, e a gente precisa olhar para isso, divulgar isso, que é o que esse livro faz", acrescentou Ana Claudia.

(*) Com Agência Câmara de Notícias.

Leia Mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por