Obras de Stephen King

'Carrie', 'O Iluminado' e 'It - A Coisa': mostra gratuita exibe sucessos do terror em BH

Filmes baseados nas obras de Stephen King serão exibidos no Cine Humberto Mauro, na avenida Afonso Pena, no Centro da capital

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 24/07/2025 às 12:47.Atualizado em 24/07/2025 às 12:50.
Filme "O Iluminado" será uma das obras exibidas na mostra gratuita, que ocorre entre os dias 27 de julho e 13 de agosto (Divulgação)
Filme "O Iluminado" será uma das obras exibidas na mostra gratuita, que ocorre entre os dias 27 de julho e 13 de agosto (Divulgação)

Sucessos baseados na obra do escritor norte-americano Stephen King, como “Carrie, a Estranha” (1976), “O Iluminado” (1980), e “It - A Coisa” (2017) serão exibidos gratuitamente no Cine Humberto Mauro, na avenida Afonso Pena, no Centro de Belo Horizonte. A mostra “Stephen King: do Terror ao Drama” começa neste domingo (27) e vai até o dia 13 de agosto. 

Ao todo, serão exibidos 19 filmes feitos por grandes cineastas ao longo de quatro décadas, tendo como base contos, novelas e romances do autor. Além das adaptações cinematográficas que ajudaram a consolidá-lo como o “Mestre do Terror”, a programação traz ainda longas-metragens fora do gênero, mas que lidam com os horrores internos de personagens facilmente identificáveis: “Conta Comigo” (1986) e “Um Sonho de Liberdade” (1994) são exemplos representativos. 

A mostra tem entrada gratuita, e a retirada de até 1 par de ingressos por CPF pode ser feita exclusivamente pela plataforma Eventim, a partir de 1 hora de cada sessão.

A curadoria propõe, assim como a obra do autor, uma travessia guiada por temas atemporais como o medo, a infância, a morte e a redenção. Da ameaça primal em “Cujo” (1983) à sensibilidade inesperada em “Doutor Sono” (2019), da violência corporal em “O Nevoeiro” (2007) à dor emocional em “Cemitério Maldito” (1989), a obra de Stephen King é um longo corredor onde portas se abrem para lugares sombrios e, por vezes, para recantos estranhamente esperançosos. 

A programação reúne filmes que, embora nascidos de um mesmo manancial literário, percorrem caminhos cinematográficos muito distintos sob direção de nomes incontornáveis da sétima arte, como Brian De Palma, Stanley Kubrick e John Carpenter, além de pioneiras como Mary Lambert - uma das poucas mulheres a dirigir filmes de horror na década de 1980 - e cineastas contemporâneos em ascensão, caso de Mike Flanagan. 

Além das exibições, haverá sessões comentadas, nos dias 1º de agosto  (“It – A Coisa”, com Yasmine Evaristo) e 5 de agosto  (“Conta Comigo”, com Antônio Pedro de Souza). Já no dia 2, o projeto “Cinema e Piano” traz uma ação especial: uma roda de conversa com performance ao vivo de trilhas sonoras de filmes inspirados nas obras de Stephen King.

Leia mais: 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por