tarde de autógrafos

Catálogo dos 40 anos da Cogumelo será lançado neste sábado em Belo Horizonte

Angel Drumond
@druma33angel.lima@hojeemdia.com.br
Publicado em 02/06/2023 às 18:50.
 (Maurício Vieira)

(Maurício Vieira)

Responsável pelo lançamento de bandas como Sepultura, Overdose, Sarcófago, Holocausto, Mutilator, entre outras, a gravadora de heavy metal Cogumelo, sediada em Belo Horizonte, e que passou a abrigar o selo Cogumelo Records em 1985, está em festa e vai apresentar o Catálogo “Cogumelo 40 Anos” em uma tarde de autógrafos com as bandas Overdose e Mutilator.

O lançamento oficial do catálogo, que é uma produção da Cogumelo Records junto com a Prefeitura de Belo Horizonte por meio da Secretaria Municipal de Cultura, será em 3 de junho, sábado, durante a Feira do Vinil da Galeria Mix Shopping.

O livro é de autoria do casal João Eduardo e Pat Pereira, fundadores da loja e do selo Cogumelo Records.

“O evento de sábado servirá para unir todos os músicos do selo Cogumelo com o público, ou seja, o artista com o fã. Teremos membros do Overdose e do Mutilator para autografar, além de outros presentes que vão enriquecer o evento. Será uma viagem ao passado, onde lembraremos de casos, muitos deles retratados no catálogo”, declarou João Eduardo.

Contendo a ficha técnica sobre cada um dos lançamentos da gravadora, assim como um rico registro visual do período, a obra estimula a reflexão sobre o papel de Belo Horizonte na formação do heavy metal como uma identidade cultural própria da cidade. Como bônus, o livro de mais de 200 páginas vem acompanhado por um DVD contendo um show do Sepultura, Overdose e Mutilator de 19/04/1986, gravado no Esporte Clube Ginástico, na capital mineira.

“Quem gostava de heavy metal era marginalizado. Quando a Cogumelo surgiu lançando Sepultura, Overdose, Sarcófago, entre outras, o exterior começou a enxergar o Brasil como um novo polo do estilo musical. Então outras bandas do país começaram a me procurar para lançar materiais, então a Cogumelo foi o pontapé inicial para mostrar ao mundo que aqui tinham bandas boas, ou até melhores que várias do exterior. Então fomos um dos responsáveis por tirar essa mancha de marginalização dos seguidores. Popularizamos o heavy metal no Brasil”, finalizou João.

(Maurício Vieira)

(Maurício Vieira)

História da Cogumelo

A loja, que logo se tornou uma gravadora, fundada em Belo Horizonte nos anos 80, fez da cidade o berço do metal no país. O local, que chegou a vender discos de vários gêneros musicais, como jazz, blues, MPB, se tornou naturalmente especialista no metal e vários segmentos. Localizada na Avenida Augusto de Lima, o ambiente era povoado por metaleiros que ali buscavam as preferências e referenciais musicais.

A identidade metal aumentou bastante quando Pat Pereira (co-fundadora) e o marido, João Eduardo, retornavam de viagem com novos discos do estilo que estava mudando o cenário musical da cidade. O público que estava sempre ali presente, sempre em busca de novidades, tornou a loja como point e fez da Cogumelo uma loja exclusivamente voltada para o metal.

Depois que a loja empregou membros das bandas de metal que ganhavam o cenário nacional na época, João Eduardo levou a ideia de gravar discos das bandas locais. A ideia inicial era gravar um álbum da Overdose, mas outro nome ganhou notoriedade: Sepultura, banda que hoje é considerada por muitos como a melhor do heavy metal mundial.

Serviço

Evento: Lançamento Oficial – Catálogo Cogumelo 40 Anos Tarde de autógrafos com as bandas Overdose e Mutilator

Data : 03/06/2023

Horário : das 11 às 14 horas

Local : Galeria do Mix Shopping, durante a Feira do Vinil - Avenida Augusto de Lima, 555, Centro, Belo Horizonte - Entrada Franca

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por