(Arquivo Hoje em Dia)
O Natal está chegando e a Sony colocou no mercado brasileiro um produto capaz de deixar os olhos de um fã de jazz marejados. Trata-se da caixa com quatro discos “Miles Davis at Newport 1955-1975: The Bootleg Series Vol. 4”. O extenso material traz registros de oito apresentações no famoso festival, comandado por um amigo do trompetista, o empresário George Wein.
Nessas quatro horas de material, é possível acompanhar o caminho estético de Miles Davis (1926-1991) ao longo dos anos. O primeiro registro é jam session arranjada apressadamente, que teve ainda Thelonious Monk no piano e Gerry Mulligan no sax.
O curto repertório traz duas músicas de Honk e uma de Charlie Parker, em um jazz virtuoso e melódico. Esse foi um momento tão importante para a carreira de Davis que o trompetista assinou com a Columbia logo depois dessa primeira passagem por Newport.
O segundo disco traz as participações no festival nos anos de 1966 e 1967, contando com a sua mais estelar banda: Wayne Shorter no sax, Herbie Hancock no piano, Ron Carter no baixo e Tony Williams na bateria. São 12 músicas de execução enlouquecedora, de deixar pelos dos ouvintes arrepiados. As misturas que esses jazzistas propunham começava a ter ápice qualitativo. Era o momento em que o jazz absorvia e refletia toda a transformação cultural pela qual o mundo estava passando naquele momento.
Piração
Com registros de quatro shows (1969, 1971, 1973 e 1975), o terceiro e o quarto discos já pedem uma iniciação no universo do jazz fusion, um ouvido adaptado à piração das composições de Davis e sua gangue. Especialmente o registro de 1973, ano que o festival teve realização em Berlim. A proposta experimental ganha grau máximo e músicas como “Turnaroundphrase” parecem descoordenadas numa primeira audição.
Além das lojas, os fãs podem comprar o disco no site MilesDavis.com