Clara Sverner toca no ‘piano para todos’

Patrícia Cassese - Hoje em Dia
19/06/2015 às 06:32.
Atualizado em 17/11/2021 às 00:32
 (Nelson Perez)

(Nelson Perez)

Variado. E amoroso. Esses são os adjetivos usados por Clara Sverner para definir o público que vem assentindo ao convite para prestigiar sua performance no projeto “Piano para Todos”, que percorre cinco cidades brasileiras e o Distrito Federal neste 2015.


Depois de Natal e Vitória, é a vez de Belo Horizonte conferir o recital – Nesta sexta-feira (19), às 20h30, na Sala Juvenal Dias do Palácio das Artes – cujo repertório inclui compositores como Chiquinha Gonzaga, Heitor Villa-Lobos, Velasquez, Mozart, Debussy, Ravel e Chopin. E, melhor, a preços populares. “Sempre tomo um cuidado especial com o repertório. Não pode ser uma colcha de retalhos. Além de fazer parte da minha discografia, forma-se uma ponte entre o impressionismo e o romantismo”, diz Clara, que encerra a apresentação com Chopin.


“A brejeirice de Chiquinha e o Villa-Lobos também estão impregnados pelo romantismo. Apresento ao público compositores como Glauco Velasquez, um dos nossos maiores gênios, que, aí, é uma longa história: ele tinha sido relegado ao esquecimento. A delicadeza do ‘Devaneio sobre as Ondas’ remete a Debussy, e assim o recital vai fluindo”, esclarece.


Entusiasmo


Concertista com mais de 50 anos de carreira, Sverner é reconhecida no Brasil e no exterior. O que não diminui seu entusiasmo frente a novos desafios. Caso do que a leva, agora, a percorrer o país. “Me emociona tocar para um público sensível”.


E sim, ela não tem dúvida de que o preço popular atrai um público que gosta de música, mas tem dificuldade em comparecer por causa do custo. “É muito bom saber que esta política democratiza a música clássica”.


Clara Sverner – Sala Juvenal Dias (av. Afonso Pena, 1.537). Nesta sexta-feira (19), às 20h30. Ingressos: R$ 20 (R$ 10 para funcionários dos Correios)
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por