BRASILIDADE

Com Emanuelle Araújo, musical que retrata a vida da mineira Clara Nunes chega a BH

Espetáculo aborda legado musical e liberdade poética e religiosa da artista, de 18 a 20 de julho

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 30/06/2025 às 17:54.
 (Priscila Prade/Agência Taga divulgação)
(Priscila Prade/Agência Taga divulgação)

Considerada uma das maiores e melhores intérpretes do país, a cantora e compositora mineira Clara Nunes tem sua trajetória recontada no musical “A Tal Guerreira”, chega a Belo Horizonte para curtíssima temporada. Idealizada pela cantora Vanessa da Mata, que encarnou nos palcos de São Paulo e Fortaleza a artista que vendeu nada menos que 4,4 milhões de discos e chegou a ser considerada pela Rolling Stone a maior voz brasileira, a produção segue agora com Emanuelle Araújo assumindo os vocais para interpretar a homenageada.

Na capital as apresentações ocorrem de 18 a 20 de julho, no Palácio das Artes. “Clara Nunes - A Tal Guerreira” narra aspectos da vida da artista que passam por suas raízes em Minas, seu encontro com o sincretismo religioso do Brasil (o candomblé, a umbanda e o catolicismo); seus amores; e sua música, que flutua por diversos ritmos brasileiros, inclusive, o samba de sua amada Portela. Tudo costurado por intermédio de sua parceira, e amiga confidente, Bibi Ferreira.

Pesquisadora da música popular brasileira, de seus ritmos e de seu folclore, Clara Nunes viajou para muitos países representando a cultura do Brasil. Conhecedora das músicas, danças e das tradições africanas, se converteu à umbanda e levou a cultura afro-brasileira para suas canções e vestimentas. Foi também uma das cantoras que mais gravaram canções dos compositores da Portela, sua escola de samba do coração.

Espetáculo já foi premiado

“Minha admiração por Clara Nunes é imensa. Todas as vezes que estive próxima a sua energia em outros trabalhos me emocionei muito. Receber esse convite me trouxe muita alegria. Protagonizar este lindo musical absolutamente brasileiro que reverencia uma das maiores cantoras de todos os tempos é um chamado e tanto.  Agora é dedicação total”, declara Emanuelle. 

O espetáculo recebeu sete indicações ao Prêmio DID, de reconhecimento ao teatro musical brasileiro - e ganhou em duas categorias (Atriz Coadjuvante - para Carol Costa, e Musical Brasileiro). Vale destacar, na nova composição, que Emanuelle - ex Banda Eva - e Carol repetem uma dobradinha de sucesso, quando protagonizaram juntas o musical Chicago (2022) no Teatro Santander.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por