Com visitação gratuita, exposição fica em cartaz até 5 de fevereiro de 2024 (Michael Martins)
Instalações, pinturas, esculturas e manifestações que influenciaram gerações de artistas plásticos, músicos e pensadores estarão presentes em uma exposição inédita sobre a obra de Hélio Oiticica, no Centro Cultural do Banco do Brasil de Belo Horizonte (CCBB BH), a partir desta quinta-feira (6). Com visitação gratuita, a mostra fica em cartaz até 5 de fevereiro de 2024.
Sob curadoria de Moacir dos Anjos, a exposição "Delirium Ambulatorium" apresenta mais de 80 obras que retratam as fases do trabalho do artista, de 1950 até meados dos anos 70. Dentre elas, a série Bilaterais (placas de madeira recortadas em formas irregulares, pintadas de uma única cor e suspensas no espaço).
Há ainda os Núcleos (placas pintadas, quadradas ou retangulares, penduradas do teto de modo a criar espaços de cor); os Penetráveis (cabines feitas de planos de madeira pintada que podem ser adentradas); e os Bólides (objetos feitos de materiais variados que servem de depositário para outros tantos, destacando a fisicalidade da cor no mundo).
Hélio Oiticica começou a carreira aos 17 anos e ficou conhecido por ser uma das inspirações do movimento Tropicália, na década de 60. O carioca faleceu em 1980.
A exposição está no terceiro andar do CCBB. As visistas gratuitas ocorrem de quarta a segunda, das 10h às 22h. Os ingressos podem ser retirados no site do CCBB ou na bilheteria (Praça da Liberdade, 450, no bairro Funcionários).