Logotipo Rádio HED

Redação: (31) 3253-2226

Comercial: (31) 3253-2210

Redação: (31) 3253-2226 - Comercial: (31) 3253-2210

Com raiz em BH, Dé Lucas faz show e lança o primeiro CD, 'Clarear'

Cinthya Oliveira
cioliveira@hojeemdia.com.br
Publicado em 24/11/2016 às 16:17.Atualizado em 15/11/2021 às 21:47.

Dé Lucas é um dos mais profícuos compositores de Belo Horizonte e um dos principais nomes das rodas de samba da capital, mas ainda não havia registrado suas canções em disco. A questão foi resolvida com “Clarear”, debute fonográfico que o artista lança esta noite, com show no Grande Teatro do Sesc Palladium, contando com a participação especial de Moacyr Luz. 

Como tem cerca de 500 composições guardadas em arquivos do computador e rascunhos a mão, Dé Lucas penou para conseguir reduzir o repertório para 12 músicas. Seu termômetro foi o público que o acompanha por meio dos shows feitos há dez anos no Quintal da Divina Luz, no bairro São Marcos. 

O espaço foi criado para abrigar sambistas interessados em mostrar seus trabalhos autorais, já que boa parte dos estabelecimentos preferem shows com sucessos de artistas famosos. 

“Lá é o meu laboratório. Faço o que eu quero e depois vejo quais são as músicas mais curtidas pelo público”, conta o músico, garantindo que há um grande número de pessoas sedentas por novas músicas – faltam apenas espaços na cidade que tenham essa proposta, diz. 

A produção do álbum ficou com Paulão 7 Cordas, violonista que trabalhou com grandes nomes do samba

Parcerias
Como um laboratório, o Quintal também se tornou ponto de encontro entre Dé e vários parceiros. Em “Clarear”, há composições feitas com artistas de diferentes estéticas, como Moacyr Luz, Heleno Augusto (Raga Mofe), Tino Fernandes, entre outros. 

O destaque do repertório é certamente a faixa-título, que foi vencedora no prestigiado concurso “Novos Bambas do Samba”, realizado pela casa de shows Carioca da Gema, no Rio de Janeiro. 

“Quando fiz ‘Clarear’ e mostrei para o Mestre Jonas (compositor mineiro, morto em 2011), ele ficou maluco com a música, pois eu não tinha feito nada com tanta profundidade na época. Janaína Moreno pediu para gravar, a defendeu no Carioca da Gema e vencemos como melhor composição”, lembra Dé Lucas, que viu o número de encomendas de músicas aumentar após a premiação. 

Foco
Segundo Dé Lucas, a intenção é circular com sua música autoral o máximo possível e mostrar que tem bom samba sendo feito em BH. “Toco minha música, toco música contemporânea e do século passado. É o cardápio que tenho para servir e se alguém não gostar pode buscar outras casas. É possível ter espaço para todo mundo”, afirma. 

Serviço:

Dé Lucas no Grande Teatro do Sesc Palladium (rua Rio de Janeiro, 1046, Centro), nesta sexta-feira (25), às 21h. Entrada franca, mediante doação de 1kg de alimento.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por