Confira as novas exposições que o Inhotim inaugura nesta quinta-feira

Cinthya Oliveira
cioliveira@hojeemdia.com.br
04/09/2018 às 15:42.
Atualizado em 10/11/2021 às 02:16
 (Inhotim/Divulgação)

(Inhotim/Divulgação)

Quem visitar o Instituto Inhotim a partir desta quinta-feira (6) poderá conferir novidades nas galerias Lago, Praça e Fonte. O espaço de Brumadinho inaugura novas exposições temporárias de quatro relevantes projetos dos artistas David Lamelas, Paul Pfeiffer, Robert Irwin e Yayoi Kusama.

No dia da abertura, o público também contará com outros diferenciais. O artista argentino David Lamelas realizará a performance “Time” (às 11h40, no Magic Square), enquanto o artista brasileiro Marcellvs L. e o alemão Daniel Löwenbrück relembrarão a performance Stallwitter (às 15h30, perto da igrejinha).

Tanto nesta quinta quanto no feriadão, estão previstas visitas mediadas sobre as novas obras em exposição no Inhotim. Elas acontecem às 10h30, 12h30, 14h30 e 16h30 nas portas das Galerias Praça, Lago e Fonte.

Galeria Lago

A mostra "Lamelas, Irwin, Kusama: Sobre a Percepção" reúne trabalhos de três nomes de peso da história da arte contemporânea. Os visitantes poderão conhecer obras históricas do artista argentino David Lamelas; “Black³”, do norte-americano Robert Irwin, inédita no Brasil; e a instalação “I'm Here, But Nothing”, da japonesa Yayoi Kusama.

Os três artistas iniciaram suas carreiras no mesmo período, entre as décadas de 1950 e 1960. Para a curadoria do Inhotim, há um diálogo geracional entre eles, que pesquisam uma nova forma de produção artística que se apropria de materiais não canônicos, como a luz, a arquitetura, os objetos cotidianos e o próprio corpo.

David Lamelas (Argentina, 1946) alcançou visibilidade internacional ainda em 1967, com a sua participação, aos 21 anos, na 9ª Bienal de São Paulo e, no ano seguinte, na 36ª Bienal de Veneza. Por mais de quatro décadas, suas obras trabalham temáticas como tempo, luz, espaço, arquitetura e desmaterialização dos objetos.Edouard Fraipont/Divulgação / N/A

"Límite de una Proyección" é uma das obras de David Lamelas

Robert Irwin (EUA, 1928) iniciou sua carreira de artista como pintor na década de 1950. Desde então, tem explorado a percepção como uma questão fundamental da arte. O artista concebeu mais de 55 projetos site-conditional (condicionados ao local).

Yayoi Kusama (Japão, 1929) já está presente no acervo do Instituto com a obra “Narcissus Garden Inhotim”, de 2009 (aquelas famosas esferas prateadas que se movimentam em um lago). Uma das artistas mais importantes que despontou na Ásia no período pós-guerra, ela estabelece relação com movimentos como surrealismo, minimalismo, pop art e feminismo.

 Galeria Praça

A exposição "Ensaios Vitruvianos" ocupa uma das alas da Galeria Praça com duas obras do artista americano Paul Pfeiffer : “Vitruvian Figure” (2008) e o vídeo “Empire” (2004). Nascido no Havaí e com fortes ligações culturais com as Filipinas, Pfeiffer visitou o Inhotim no ano passado para planejar, juntamente com a equipe do Instituto, a instalação de seus trabalhos.

Inspirada no Estádio Olímpico de Sidney, Vitruvian Figure é uma escultura de grande escala, de cerca de três metros de altura, e com 1 milhão de assentos – a capacidade real da arena é de 80 mil espectadores. Já a obra Empire apresenta uma narrativa antropomórfica sobre a construção de um ninho, inspirada no trabalho homônimo do cineasta e pintor Andy Warhol.

Pfeiffer (EUA, 1966) se tornou conhecido por suas manipulações digitais de imagens de atletas e celebridades, que o artista usa para explorar as tensões comuns da cultura contemporânea, colocando em evidência as suas dimensões raciais, religiosas e tecnológicas.

 Galeria Fonte

Dedicada a obras audiovisuais, a mostra "Para Ver o Tempo Passar" ocupa a Galeria Fonte a partir desta semana. Grandes projetos audiovisuais que fazem parte do acervo do Inhotim serão expostos pela primeira vez no Brasil. Os trabalhos incluem vídeo, projeção de slide com áudio, projeção 3D em tempo real e video wall (parede de vídeos).

Entre os artistas escolhidos para a mostra estão o irlandês John Gerrard, o mexicano Mario García Torres, o holandês Rineke Dijsktra, o argentino Jorge Macchi e o belo-horizontino Marcellvs L.Mario Garcia Torres/Divulgação / N/A

Vídeo do mexicano Mario García Torres é apresentado na Galeria Fonte

 Serviço: Instituto Inhotim (rua B, 20, Brumadinho). Visitação das 9h30 às 17h30, de terça a domingo. Entrada por R$ 44 e R$ 22 (crianças menores de 5 anos e pessoas com mais de 60 anos). Entrada franca às quartas.

Observação: Especialmente na sexta-feira (7), o Restaurante Tamboril estará aberto das 19h às 23h30 para jantar com um menu especial preparado pela chef do Inhotim Daílde. Essa é uma ótima oportunidade para estender o passeio, vivendo uma experiência gastronômica inesquecível. Para informações e reservas, ligue (31) 3571-0340

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por