Conheça algumas curiosidades sobre o "batismo real" do príncipe George

AFP
23/10/2013 às 17:07.
Atualizado em 20/11/2021 às 13:35

LONDRES - Vestido em renda e cetim, a fonte, a água do rio Jordão: essas são algumas curiosidades sobre o batismo do príncipe George, que acontece nesta quarta-feira (23) na presença de apenas vinte convidados, incluindo sua bisavó, a rainha Elizabeth II.

É o arcebispo de Canterbury, Justin Welby, o líder espiritual dos anglicanos, o responsável por batizar o filho de William e Kate em uma cerimônia de 45 minutos na Capela Real do Palácio St James, no coração de Londres.

Roupa do batismo

Trata-se de uma réplica do vestido criado em 1841 para a filha mais velha da rainha imperatriz Victoria, a princesa Victoria. É feito de rendas e cetim branco.

Mais de 60 bebês da família real britânica usaram depois dela, incluindo todos os filhos e netos da rainha Elizabeth. O último a vesti-lo foi Louise Windsor, filha do príncipe Edward, em 2004.

Mas, cada vez mais frágil, o original é agora cuidadosamente preservado, e uma réplica foi criada por ordem da Rainha. Foi usado pela primeira vez em 2008 para o batismo do irmão de Louise, James, e os de Savannah e Isla, bisnetas da rainha.

Capela Real

Em uma ruptura com a tradição, o batismo acontece na Capela Real do Palácio St. James, em vez do Palácio de Buckingham.

Foi neste local que repousou os restos mortais da mãe de William, a princesa Diana, antes de seu funeral, em 1997.

A capela começou a ser construída em 1531 pelo rei Henrique VIII. O coração da rainha Mary I da Inglaterra foi sepultado na capela-mor em 1558. Foi também onde a rainha Victoria casou-se com o príncipe Albert, em 1840.

O último batismo de um membro da família real no local foi o da princesa Beatrice, uma prima do príncipe William, em 1988.

Fonte batismal

Os membros da família real são tradicionalmente batizados com água do rio Jordão, onde Jesus foi batizado por João Batista segundo o Evangelho.

A fonte dourada, em que foram esculpidos lírios e querubins tocando a lira, foi encomendada pela rainha Victoria e usada pela primeira vez para o batismo da princesa Victoria em 1841.

Tem sido usada para batismos da família real desde então, com exclusão da princesa Eugenie em 1990.

Com uma altura e diâmetro de 43 centímetros, é uma das joias da coroa mantidas na Torre de Londres.

Moeda comemorativa

Uma moeda de cinco libras (seis euros) foi cunhada, especialmente por ocasião do batismo, a primeira vez para uma tal cerimônia.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por