Gratuito

Coral Cidade dos Profetas se apresentará com músicas antigas de Minas em três cidades

Congonhas, Brumadinho e Itabira receberão o concerto

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
23/11/2023 às 20:44.
Atualizado em 23/11/2023 às 20:47
 (Coral Cidade dos Profetas / Guto Muniz)

(Coral Cidade dos Profetas / Guto Muniz)

O Coral Cidade dos Profetas fará uma fascinante viagem pelo tempo e se aprofundará no rico repertório da música antiga de Minas Gerais, por meio de apresentações gratuitas que fazem parte do projeto ‘Colonial Inédito’.

Resgatando composições que não são ouvidas desde o período colonial no Brasil, serão realizadas em três cidades mineiras: Congonhas, nesta sexta-feira (24), Brumadinho, no próximo domingo (26), e em Itabira, no primeiro domingo de dezembro (3).

Ao longo do ano, o Coral Cidade dos Profetas dedicou-se ao estudo de manuscritos datados dos séculos XVII, XVIII e XIX. O resultado do trabalho de pesquisa deu origem à série de concertos, sob a regência do maestro José Herculano Amâncio, com composições raras desse conjunto, como “Ofício para Quarta-feira de Trevas”, de Lobo de Mesquita, e “Missa de Suassuhy”, de autoria desconhecida. 

Como parte do projeto Colonial Inédito, o Coral Cidade dos Profetas também promoveu uma série de oficinas e ensaios para que esse patrimônio imaterial de Minas Gerais voltasse a ser tocado e apreciado. “A riqueza do projeto é justamente resgatar peças que jamais seriam ouvidas pelo público atual. Durante nossas atividades, percebemos a importância desse resgate para a história da música colonial mineira, uma vez que muitos participantes relataram não ter conhecimento sobre esse acervo e sobre o próprio maestro Chico Aniceto”, ressalta a coordenadora do Programa Educativo do Coral Cidade dos Profetas, Carmem Célia Gomes.

O trabalho, feito em parceria com as escolas de músicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Universidade Estadual de Minas Gerais, ao lado de uma orquestra convidada, contam com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio da Prefeitura Municipal de Congonhas.

Serviço- Programação

  • Congonhas

Abertura da temporada do Projeto Colonial Inédito 2023
Data: Sexta-feira, 24 de novembro - Gratuito
Horário: 20h
Local: Basílica do Senhor Bom Jesus de Matozinhos — Praça do Santuário, 180, Basílica, Congonhas/MG. 

  • Brumadinho

Temporada Projeto Colonial Inédito 2023
Data: Domingo, 26 de novembro, 18h30
Local: Matriz Igreja Nossa Sra. da Conceição - Praça da Matriz, 187 - Conceição do Itaguá, Brumadinho/MG

  • Itabira

Temporada Projeto Colonial Inédito 2023
Data: Domingo, 3 de dezembro - Gratuito
Horário: 18h
Local: Catedral Matriz de Nossa Senhora do Rosário — Praça Monsenhor Felicíssimo, 24, bairro Centro, Itabira/MG

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por