Para conhecer o histórico Palácio da Liberdade, as crianças ganharam uma nova ferramenta digital, que torna a visita ainda mais lúdica, curiosa e informativa. A Turminha da Liberdade, desenvolvida pela APPA Arte e Cultura, gestora da promoção do espaço, é uma plataforma virtual de realidade aumentada.
Basta baixar o aplicativo - que, por enquanto só está disponível para o sistema android - e visitar o Palácio, na Praça da Liberdade. Ao circular pelo palácio, o visitante consegue ver elementos virtuais sobrepostos às imagens registradas pelo celular.
O programa Educativo do Palácio orienta os usuários a baixarem o app antes de chegar ao Palácio, para evitar possíveis contratempos na conexão. O app está disponível neste link.
A “Turminha da Liberdade” é formada por personagens que espelham jovens do ensino público ou privado e representam a diversidade presente no país: Cris, Dandara, Duda, Guto, Manu, Nilo e Nina têm idades entre 15 e 17 anos.
Os avatares conduzem a visitação, narrando a história de cada espaço. Mas tudo com horários específicos de utilização, para não interferir em outras atividades nos espaços.
Nos espaços de visitação, a equipe do Programa Receptivo e Educativo do Palácio disponibiliza QR Codes que devem ser consultados pelo público, que deve apontar a câmera do celular para o código. Assim, os personagens se projetam em Realidade Aumentada na tela do aparelho para narrar os atrativos e falar sobre curiosidades.
Guto apresentará a fachada; Nilo, o saguão com a icônica escadaria; Nina, a varanda parlatório; Duda, o salão de banquetes; Dandara, a Sala de Retratos; Cris, a Sala de Cinema, e Manu, o quiosque e a gruta dos Jardins.
Dos sete espaços compatíveis com o aplicativo, dois estão nos Jardins, na área externa do Palácio. "O aplicativo é uma ferramenta a mais para trazer esse público infantil para conhecer o Palácio e tornar a visitação mais lúdica", informa a equipe do Educativo do Palácio.
As crianças podem apontar o celular para o QR Code e selecionar “captura de tela” e “compartilhar” para enviar uma mensagem para colegas e parentes.
Use em casa
O app “Turminha da Liberdade” também tem uma versão para ser utilizada em casa. "O primeiro passo foi tornar o público mais íntimo desses personagens, conhecer a turminha mesmo, de casa. Agora é hora de usá-lo na prática”, destaca o Educativo.
Daqui em diante, os personagens passam a integrar a visitação pública ao Palácio da Liberdade. Para interagir com os personagens fora do edifício, basta seguir as orientações que estão neste link.
Leia mais