DO CHÃO AO CÉU

Cura abre programação 2025 na Virada Cultural em BH

Praça Raul Soares é novamente palco central da manifestação artística

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 19/08/2025 às 16:46.
 (Pires/Divulgação Doizum comunicação)
(Pires/Divulgação Doizum comunicação)

No próximo fim de semana (23 e 24) a Praça Raul Soares, no coração da capital mineira, abriga a edição 202r do projeto que mudou a paisagem urbana da cidade, o Festival Cura. Abertura acontece durante a Virada Cultural e retorna na primeira semana de setembro.

Este ano, o tema é PRACIFICAR, "verbo-invenção" escolhido como um chamado à convivência e à ressignificação das praças de BH "como espaços de encontro, memória e disputa simbólica". 

No sábado as dançarinas da premiada Cia Base se apresentarão suspensas na fachada do Edifício JK, desafiando a gravidade com a coreografia “Devir”. 

No outro lado da Raul Soares quem toma outra dimensão espacial é a travessia do coletivo Highline Feelings: atletas cruzando de um prédio a outro por uma fita de slackline, a mais de 70 metros de altura. 

Aarte instantânea, coletiva e simbólica

“O CURA segue como um movimento, expandindo o entendimento sobre o que é arte na cidade", pontua Priscila Amoni, uma das idealizadoras. "Além de um imenso legado de pintura, o festival passa a ocupar as empenas com outras linguagens, como a dança nas alturas e o highline (...) O CURA traz os corpos para riscarem o céu e as empenas, desenhando com dança, luz e equilíbrio novas formas de ocupar a cidade”, acrescenta.

No domingo (24) a programação traz o Caminhão Inside Out, inédito na cidade. Trata-se de uma instalação itinerante que transforma retratos em manifesto. Criado pelo artista francês JR, o projeto percorre o mundo com um estúdio fotográfico sobre rodas. As pessoas entram, fazem seus próprios retratos, as imagens são impressas em tamanho gigante e coladas em uma instalação na segunda etapa do festival.

CURA BH. É .

No chão, a pista de sábado (23) é do coletivo Madagascar, formado por DJs da região metropolitana que fazem do beat eletrônico latino-americano, um chamado à dança periférica. Já no domingo (24), a trilha é do Bazar Brasileiro, encontro potente de quatro DJs que celebram a música nacional em suas muitas camadas: do carimbó ao pop, do maracatu ao funk.

As atividades seguem com o cortejo vibrante do Maracatu Estrela de Aruanda e a celebração sonora do bloco Andacumfé, que homenageia Gilberto Gil com um repertório cheio de afeto, brasilidade e purpurina. No domingo à tarde, a Rua de Lazer da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL) entrega a praça às crianças com jogos, oficinas e brincadeiras.
 

Confira a programação

Sábado – 23 de agosto de 2025 | Praça Raul Soares
18h às 19h – Festa Madagascar (Set 1)
19h às 19h30 – Apresentação da Cia Base – Espetáculo “Devir”
19h30 às 20h30 – Festa Madagascar (Set 2)
20h30 às 21h – Apresentação da Cia Base – Espetáculo “Devir”
21h às 22h – Festa Madagascar (Set 3)
18h às 22h – Intervenção Highline Feelings

Domingo – 24 de agosto de 2025 | Praça Raul Soares
13h às 15h – Caminhão Inside Out + Festa Bazar Brasileiro
15h às 16h – Caminhão Inside Out + Cortejo Maracatu Estrela de Aruanda
16h às 17h – Caminhão Inside Out + Festa Bazar Brasileiro
17h às 18h – Caminhão Inside Out + Bloco Andacunfé
18h às 19h – Caminhão Inside Out + Festa Bazar Brasileiro
14h às 18h – Rua de Lazer com a SMEL (Secretaria Municipal de Esportes e Lazer)
14h às 22h – Intervenção Highline Feelings

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por